O uso da crase: questão comentada

As questões sobre o uso da crase são algumas das mais temidas de Língua Portuguesa em concursos. Apesar de recorrente, o assunto é um dos que têm maior incidência de erro. Por isso, é preciso se preparar bem, estudando as regras e colocando em prática o que foi aprendido.

Nesse sentido, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre o uso da crase. Confira!

Questão – FURB

Dezenas de pessoas participaram no último sábado (05) de mais uma edição da Pedalada Rosa, organizada pelo Governo Municipal através da Fundação de Esportes e Secretaria de Saúde, com o objetivo de mobilizar pessoas em relação ____ importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
Os participantes pedalaram da Praça da Bandeira, no Centro da cidade, até ____ rótula do bairro Perequê, passando também pelo bairro Vila Nova. Mulheres, homens e crianças participaram do evento, que se tornou tradição na cidade. […]
A Pedalada Rosa fez parte da programação dos 187 anos de Porto Belo, comemorado neste mês de outubro. A programação segue até o final do mês, e ainda conta com o corte do bolo e parabéns ____ Porto Belo, no dia 13 de outubro, _____ 15h.

Disponível em: https://www.portobelo.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/4326/codNoticia/579494 Acesso em: 07/out/2019. 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto quanto ao uso ou não da crase:

(A) à – à – à – às

(B) a – à – à – as

(C) à – a – a – às

(D) a – a – à – as

(E) à – à – a – as

Resposta e comentário

Em primeiro lugar, para responder a esta questão, é fundamental lembrar que a crase é a fusão da preposição a com o artigo feminino a. Desse modo, o sinal grave deve ser usado quando há a presença de ambos os elementos. Além disso, a crase pode se apresentar diante de um nome ou de um verbo, já que diz respeito à relação de regência.

Nesse sentido, vemos que a primeira lacuna exige a crase por conta da palavra relação, que exige a preposição, e da palavra importância, que vem acompanhada do artigo feminino. Já a segunda lacuna dispensa o uso da crase pois a preposição até já está presente. O preenchimento da terceira lacuna, por sua vez, dispensa a crase pois não há artigo feminino diante de palavra masculina, que no caso é Porto Belo. Por fim, a última lacuna deve ser preenchida por às, pois as regras determinam que é preciso usar crase diante de horas.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.