Enem: Questão comentada de língua portuguesa

Um dos temas de língua portuguesa que mais caem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o de funções da linguagem. Apesar disso, o assunto costuma aparecer diluído em questões de interpretação de texto. Por isso, é fundamental resolver questões de provas anteriores para treinar os conhecimentos.

Então, pensando nisso, apresentamos abaixo uma questão comentada que envolve os conhecimentos sobre funções da linguagem. Confira abaixo:

questão comentada enem

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)

A. chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas.

B. variedade linguística caracterizadora do português europeu.

C. restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como “o(a)”.

D. combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa.

E. enunciado de cunho esperançoso “passe à história” no título do cartaz.

Gabarito e comentário

Em primeiro lugar, é preciso avaliar que esse texto se trata de uma publicidade. Desse modo, fica clara a intenção de convencer o leitor. Assim, para persuadir o receptor, a mensagem que faz uso não só do texto escrito, mas também do texto imagético, com o desenho de uma mão.

Além disso, o texto usa construções injuntivas que se direcionam a três tipos de atores: aquele que sofre com o bullying, ou seja, que é vítima, aquele que conhece a vítima e ainda aquele que conhece o agressor. Desse modo, a resposta correta é a alternativa A.

E aí? Gostou da questão comentada? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.