Concursos Públicos: Questão comentada sobre o uso dos “porquês”

 

A disciplina de português é uma das mais difíceis para os concurseiros. Contudo, o português sempre é cobrado nos concursos públicos, dado o seu caráter basilar na formação.

As questões mais cobradas nas provas estão aquelas que se referem às normas gramaticais da língua, seus usos, regência e ortografia. Desse modo, entre as questões de ortografia é comum que haja a cobrança pelo uso dos “porquês” no português. Veja abaixo uma questão comentada.

Questão (NC-UFPR – 2020)

A respeito do uso dos “porquês” em língua portuguesa, considere as seguintes afirmativas:

1. Não sei por que há pessoas que não acreditam na ida do homem à Lua.

2. Os vereadores não foram à palestra sobre o meio-ambiente porque o prefeito não lhes concedeu verba suficiente para as despesas.

3. Porque há tanta incompreensão no mundo hoje em dia?

4. Um dos funcionários da área de TI faltou ao trabalho e não disse por quê.

Segue(m) as normas da língua portuguesa a(s) afirmativa(s):

(A) 1 apenas.

(B) 2 e 3 apenas.

(C) 3 e 4 apenas.

(D) 1, 2 e 4 apenas.

(E) 1, 2, 3 e 4.

Resposta e comentário

De acordo com o enunciado, a questão pede que o candidato identifique em quais afirmativas o uso dos “porquês” respeita as normas da língua. Desse modo, é necessário realizar a leitura de cada uma das afirmativas para identificar possíveis erros.

Conforme as regras do português, o por que separado e sem acento deve ser usado em frases interrogativas diretas ou indiretas. Desse modo, a primeira afirmativa faz o uso adequado.

A segunda afirmativa também está correta, pois o porque tem função de conjunção. O porque junto e sem acento pode ser usado em afirmativas e em respostas.

Desse modo, é possível identificar que o uso desse porque na terceira frase é incorreto, pois trata-se de uma interrogativa. Nesse sentido, de acordo com as normas, o uso correto seria por que (separado e sem acento).

Por fim, a regra básica do uso do por quê (separado e com acento) determina que seja usado sempre no final de frases, sejam elas afirmativas ou interrogativas. Nesse sentido, a quarta frase também está de acordo com as normas do português.

Desse modo, a alternativa correta é: (D) 1, 2 e 4 apenas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área da Educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.