Concursos Públicos: Questão comentada sobre o uso do hífen

O novo acordo ortográfico firmado entre os países de língua portuguesa ainda costuma causar muitas dúvidas nos estudantes. Além de alterar a acentuação de várias palavras, alterou também o uso do hífen. Esses tópicos são comuns em provas de concursos e são observados principalmente na escrita de respostas discursivas como a redação do Enem, por exemplo. 

Veja abaixo uma questão comentada sobre o uso do hífen em um concurso para a seleção de professor e treine seus conhecimentos!

Questão IF-MT 2020

Questão comentada

Disponível em:< https://www.google.com/search?q=o+que+tem+de+errado+com+nneii+ nnicroon>. Acesso em: 29/08/2019.

O texto IV traz um exemplo de vocábulo que, em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa, deve ser grafado com hífen. De forma semelhante, devem ser escritas com hífen as palavras:

A – mini-saia, recém-nascido, cor-de-vinho, extra-escolar.

B – queima-roupa, bem-me-quer, cor-de-rosa, pré-história.

C – mini-blusa, auto-estima, anti-aéreo, erva-doce.

D – auto-observação, des-humano, mal-me-quer, bem-estar.

E – mal-visto, mão-de-obra, agro-negócio, pimenta-de-cheiro.

Gabarito e comentário

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, além de dominar as novas regras do acordo ortográfico, o hábito da leitura pode ajudar muito a resolver essa questão. De acordo com o enunciado, o candidato precisa encontrar a alternativa que traz todas as palavras com o uso adequado do hífen. Desse modo, é preciso avaliar cada palavra. 

Primeiramente, a alternativa A já apresenta um erro na sua primeira palavra pois, quando a segunda palavra começa com “r” ou “s”, a regra é dobrar esta letra e não usar o hífen. Então, a escrita correta é minissaia. Quando a palavra é formada por prefixo terminado em vogal e a segunda começa com uma vogal diferente também não se usa hífen, o acordo determina que elas devem se unir, logo auto-estima e anti-aéreo da alternativa C estão incorretos. 

Na alternativa D, a escrita da palavra desumano também está incorreta, bem como a de todas as palavras da alternativa E. Desse modo, a alternativa correta é a letra B.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.