Concurso Público: Questão comentada sobre morfologia

A disciplina de português aparece em todos os concursos públicos, sendo ainda uma das que mais registra erros dos candidatos. As questões de língua portuguesa abarcam muitos assuntos e detalhes e algumas das questões que mais dão dor de cabeça aos candidatos são as de morfologia da língua.

Por isso, apresentamos uma questão comentada sobre a função morfossintática da conjunção se para você treinar e se preparar melhor para a sua prova.

Questão (CONSESP – 2018)

Assinale a alternativa em que a palavra “se” funciona como Conjunção Integrante.

(A) O sucesso ocorrerá se o público quiser.

Nunca soube se era verdade ou não.

Cobravam-se juros extorsivos.

(Morre-se de fome por aqui.

Gabarito e comentário

Em primeiro lugar, levando em consideração o termo chave usado no enunciado, para responder bem a essa questão, o candidato deve mobilizar o seu conhecimento do que é uma conjunção integrante. No estudo da morfologia, vemos que uma conjunção é um termo que liga duas orações ou duas palavras de mesmo valor gramatical, de tal modo que estabeleça uma relação entre elas.

Nesse sentido, uma conjunção integrante introduz uma oração substantiva, ou seja, atua como um substantivo, ligando duas orações. Tendo isso em mente, o candidato deve buscar a alternativa na qual o se tem a função de substantivo na organização oracional. Uma dica para encontrar o que se pede é substituir a conjunção pelo pronome isso.

Desse modo, é possível identificar que a única oração em que se é uma conjunção integrante é a da alternativa B.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.