Há anos, a disciplina que mais reprova candidatos nos concursos públicos é a de Língua Portuguesa. Nesse sentido, entre as questões que os concorrentes mais erram estão o uso da crase, a pontuação e concordância.
A questão da crase recebe maior reprovação principalmente porque os alunos possuem dificuldade com a regência verbal.
Portanto, trouxemos três questões de crase comentadas para você se preparar melhor!
As questões abaixo caíram recentemente em provas de concursos e seguem a estrutura mais cobrada neste assunto, assim, você já pode ir treinando.
Tente responder e entenda a resolução através dos comentários.
1. (INSTITUTO AOCP – 2020) Assinale a alternativa em que o acento grave indicativo de crase seja mantido ao substituir a palavra em destaque, no trecho: “Apesar de ser isso o que acontece, geralmente, às pessoas que comem bolo.”.
A – Indivíduos.
B – Seres.
C – Indivíduo.
D – Criaturas.
E – Sujeitos.
2. (VUNESP – 2019) Assinale a alternativa correta, de acordo com a regência e com o acento indicativo da crase.
A) O livro de Eva expõe o leitor à uma linguagem simbólica.
B) As pessoas apreciam à linguagem da escritora.
C) A autora refere-se à obra do poeta com emoção.
D) Ao simplificar à linguagem, a escritora facilita a leitura.
E) As histórias conduzem os leitores à um mundo de fantasias.
3. (FGR – 2018) Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto a seguir quanto ao emprego do sinal indicativo de crase.
“A casa está situada na rodovia RJ-151, ____ duas horas da capital, com o Rio Preto correndo paralelo pela sua esquerda. As árvores copadas de grande porte são obstáculo ____ uma visão perfeita da casa-sede. Próximas ao curral, na lateral direita, ficam enfileiradas espécies arbóreas frondosas de porte avantajado, semelhantes ____ europeias, formando uma grande área sombreada, com área especial para andar ____ cavalo”.
A) a – a – as – à
B) à – à – às – à
C) a – a – às – a
D) à – à – as – a
Primeiramente, para entender a resposta basta saber que “às criaturas” está correto porque a palavra criaturas é feminina, logo, a preposição a se combina com o artigo feminino definido a no plural (a + as = às).
Desse modo, as demais alternativas são incorretas porque se referem a substantivos masculinos. Assim, ao substituir o temo em destaque por qualquer uma delas, a preposição perderia a crase:
A) INCORRETA: aos indivíduos
B ) INCORRETA: aos seres
C) INCORRETA: ao indivíduo
D) CORRETA: às criaturas
E) INCORRETA: ao sujeito
Entenda:
A – INCORRETA: A crase não deve ser empregada na preposição se esta anteceder artigo indefinido, no caso, uma.
B – INCORRETA: A regência verbal de apreciar não exige preposição. Alguém aprecia algo. Nesse caso, linguagem é precedida apenas do artigo a.
C – CORRETA: Nesse mesmo sentido de regência temos aqui o uso da crase, pois referir exige o emprego da preposição a e obra é um substantivo feminino que, no contexto da frase, está definido, logo, é precedido pelo artigo a (a + a = à).
D – INCORRETA: O verbo simplificar não exige preposição. Alguém simplifica algo e não “a algo”.
E – INCORRETA: O uso da crase não deve ser empregado na preposição se esta anteceder artigo indefinido, no caso, um.
C) CORRETA: a – a – às – a
Entenda:
Primeiramente, a expressão a duas horas contém apenas a preposição. Desse modo, não há o uso da crase pois não há artigo definido feminino acompanhando a palavra duas. Além disso, trata-se de uma indicação de distância temporal.
Em seguida, temos a uma visão que não deve ser marcada com crase pois não há o emprego do sinal gráfico quando a preposição a antecede artigo indefinido (uma).
De modo distinto, às europeias é correto pois a crase marca a junção da preposição a, com o artigo definido feminino no plural que antecede europeias, ou seja, recebe a crase: (a + as = às).
Contudo, a cavalo não deve ser craseado, pois a preposição antecede um substantivo masculino, isso significa que não recebe o sinal.
Desse modo, as demais alternativas estão incorretas.