Nem sempre é fácil quebrar o gelo em um feedback. Porém, é extremamente importante quebrar no primeiro contato, a fim de garantir que a pessoa consiga ficar mais à vontade e menos na defensiva.
Afinal, se iniciarmos a conversa com um feedback negativo, como a pessoa poderá se sentir logo à vontade? Como ela poderá se soltar para aceitar o que está ouvindo? Pois é!
Por isso, reunimos, neste texto, algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada.
Existem diferentes formas de quebrar o gelo em um feedback, no entanto, apresentamos a seguir uma espécie de roteiro. Você poderá adaptar de acordo com a realidade do seu liderado e com a sua forma de dar feedbacks. Veja se faz sentido para você:
Primeiramente, cumprimente a pessoa de uma forma gentil e respeitosa. Um sorriso no rosto, um aperto de mão e um “bom dia” contente pode ajudar a quebrar o gelo em um feedback.
Coloque-se no lugar da outra pessoa e imagine como você gostaria de ser recebido nesse momento importante.
Antes de iniciar o feedback, fale sobre algum assunto trivial. Você pode comentar do tempo, perguntar algo da família, questionar sobre o fim de semana da pessoa, ou mesmo contar algo sobre você. Assim, pouco a pouco a pessoa pode ir se soltando e sentindo-se mais à vontade no ambiente.
Depois de iniciar uma conversa mais informal, é hora de começar a apresentar fatores importantes do feedback em si. Porém, antes de simplesmente lançar algumas críticas construtivas, que tal fortalecer a autoestima do seu liderado?
Para isso, é possível quebrar o gelo em um feedback usando o atributo do elogio. Entretanto, é muito importante que esse elogio seja de verdade, ok? Nada de elogiar algo que não merece ser elogiado.
A pessoa saberá quando você está elogiando de verdade ou quando está apenas tentando “ser bacana”. Por isso, separe um argumento realmente verdadeiro para essa ocasião.
Depois de quebrar o gelo em um feedback, é hora de apresentar as suas críticas. Lembre-se de preparar um roteiro para isso. Também considere trazer argumentos e dados sólidos, jamais se baseando apenas em algo que você ouviu e não pôde comprovar.
Outro ponto importante é o uso das palavras. Lembre-se de usar palavras que sejam amigáveis, e que não assustem ou ofendam a outra pessoa. O feedback é um direcionamento, não uma punição, ok?
Por fim, considere encerrar a conversa encorajando a pessoa frente às mudanças que ela terá que buscar. Deixe claro que confia na capacidade de a pessoa melhorar tais pontos, e mostre uma certa disponibilidade para ajudá-la nesse sentido.
Dessa forma, além de quebrar o gelo em um feedback, você também estará quebrando aquela imagem de que essa conversa precisa ser apenas negativa e difícil. Boa sorte na sua jornada de direcionamento!