Se você foi um dos milhares de candidatos que realizaram as provas do concurso do Ibama no último domingo (6), é hora de marcar no calendário as próximas datas importantes.
O gabarito oficial, por exemplo, sai já nesta terça-feira, dia 8 de abril, e estará disponível na página do participante do concurso. Uma das principais dúvidas dos candidatos é a que horas essas informações serão divulgadas.
De acordo com a banca organizadora, os candidatos terão que segurar a ansiedade mais um pouco. Isso porque o gabarito oficial do concurso do Ibama só será divulgado a partir das 19h.
Mas para além da divulgação do gabarito, o cronograma completo prevê uma série de etapas que podem influenciar diretamente no seu desempenho, e até mesmo mudar o resultado final de algumas questões. Por isso, é preciso ficar atento às informações oficiais.
Abaixo, você pode conferir os próximos passos do concurso do Ibama segundo o edital oficial do certame:
Vale lembrar que se uma questão for anulada depois da análise dos recursos, todos os candidatos ganham os pontos correspondentes. Mesmo que você não tenha entrado com o recurso, também será contemplado.
Esqueça o modelo tradicional com múltipla escolha. No concurso do Ibama, as questões objetivas são do tipo CERTO ou ERRADO, e a correção segue uma lógica que pode surpreender:
O total das objetivas pode chegar a 120 pontos, divididos em:
Para não ser eliminado, é necessário alcançar no mínimo:
A prova discursiva do concurso do Ibama vale 20 pontos e exigiu um texto dissertativo de até 30 linhas, com tema específico para o cargo escolhido.
A redação será avaliada pela clareza, coesão e domínio da norma culta da língua portuguesa. Mas atenção: só terão suas redações corrigidas os candidatos mais bem classificados nas objetivas.
A nota da redação é calculada com base na seguinte equação:
NPD = NC – 4 x NE ÷ TL
Onde:
De uma maneira resumida, é possível afirmar que serão eliminados os candidatos que:
Segundo as informações oficiais, o concurso do Ibama 2025 ofereceu 460 vagas de nível superior. Elas foram distribuídas da seguinte maneira:
Todos os aprovados terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e devem contar com uma remuneração inicial de R$ 9.994,60. Há possibilidade de aumento de valor por conta das gratificações por qualificação.