Curiosidades

Quatro moedas olímpicas de 1 real que valem MUITO dinheiro e a maioria não sabe

Um dos grandes desafios do mundo da numismática é conseguir encontrar peças raras quando todo mundo está procurando pelos mesmos itens. O que nem todo mundo sabe, é que existem exemplares valiosos que estão espalhados pelo país e que a grande maioria das pessoas sequer conhece.

Nesse artigo específico, por exemplo, vamos falar sobre o caso de quatro moedas de 1 real das Olimpíadas do Rio de Janeiro. São peças que foram desenhadas pelo Banco Central (BC) com o objetivo de homenagear os Jogos Olímpicos que foram realizados em solo brasileiro. São elas:

  • Moeda de 1 real olímpica (Golfe);
  • Moeda de 1 real olímpica (Paracanoagem);
  • Moeda de 1 real olímpica (Rugby);
  • Moeda de 1 real olímpica (Tom).

As peças citadas neste artigo fazem parte da segunda família do Plano Real. A boa notícia é que elas podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, por exemplo. Isso porque elas ainda possuem valor monetário ativo.

Características das moedas

Mas antes de mais nada, vamos nos ater às principais características das moedas de 1 real das Olimpíadas citadas neste artigo. Na listagem abaixo, você pode entender melhor esses pontos de acordo com as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):

  • Material: inox+bronze;
  • Diâmetro: 27,0 mm;
  • Peso: 7,00 g;
  • Espessura: 1,95 mm;
  • Bordo: serrilhado interm.;
  • Eixo: reverso moeda (EH)  ?;
  • Circulação: de 28/11/2014 a atual;
  • Desenho do Anverso: Imagem representando a modalidade, ou o mascote, logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dístico BRASIL
  • Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

As Olimpíadas de 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram realizados em agosto daquele ano na cidade do Rio de Janeiro. Aquela foi a primeira vez que uma edição olímpica foi realizada na América do Sul. Quase todas os países do mundo enviaram atletas aos jogos em questão. 

Naquela ocasião, o evento foi realizado em um contexto de grande ebulição política no país, já que a então presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada do cargo de chefe do executivo apenas alguns dias antes dos Jogos. Quem abriu a Cerimônia de Abertura foi o seu vice-presidente, Michel Temer, que tinha acabado de assumir o poder. 

Antes de toda esta polêmica, o Banco Centra (BC) decidiu lançar as moedas comemorativas, que viraram uma espécie de febre entre os colecionadores. A cada ano que passa, os exemplares se tornam mais raros, e já podem ser vendidos por um alto valor quase dez anos depois da realização dos Jogos. 

Valores das moedas

Agora, vamos nos debruçar sobre os valores das moedas de 1 real das Olimpíadas. Note que para que os exemplares tenham um grande valor, é preciso que eles contem com um erro conhecido como cunho marcado no anverso ou no reverso.

Este é um tipo de erro que pode ser identificado a olho nu, ou seja, você não vai precisar de nenhum tipo de equipamento profissional para identificar se a sua moeda conta com esse defeito.

Abaixo, você pode conferir os valores estimados pelos especialistas na área, de acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados:

Apenas quatro moedas olímpicas contam em este erro catalogado. Imagem: Reprodução

Como vender uma moeda

Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.

Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.