De acordo com pesquisa feita pela Boa Vista, quase oito entre cada dez pessoas que fizeram o cadastro para o auxílio emergencial de R$ 600 tiveram acesso ao programa. A pesquisa foi feita com 1,3 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e classes sociais.
A pesquisa da Boa Vista foi feita em junho, tem faixa de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo concluiu que 56% dos brasileiros acreditam ter direito ao auxílio. Destes 56%, um total de 75% fizeram cadastro para tentar recebê-lo. E entre estes 75%, um total de 31% afirmaram que mais de uma pessoa em seu domicílio tem direito.
Quase todos os brasileiros são favoráveis à prorrogação do auxílio, num total de 92% de concordância. Esse grupo também já aguarda o pagamento de novas parcelas. Há 23% que fizeram a inscrição, mas ainda não receberam nenhuma parcela.
As principais razões alegadas para esse grupo não ter recebido nenhuma parcela até agora são cartão com problema, cadastro ainda em análise, problemas com o aplicativo da Caixa ou com a internet, cadastro com informações desatualizadas e perfil sem direito. Um total de 12% teve direito apenas à primeira parcela.
Vale lembrar que quando o sistema alega dados inconclusivos, o cidadão pode fazer a correção das informações e fazer uma nova solicitação. Já quem acredita que deu todas informações corretas, cumpre aos requisitos e mesmo assim teve o cadastro recusado tem a possibilidade de fazer uma contestação.
Atualmente, há quatro lotes de pagamento. O governo já anunciou dois meses de prorrogação. Entretanto, até então, o calendário da quarta parcela foi divulgado apenas para beneficiários do Bolsa Família.