Sabe quando você verifica o seu bolso e sua gaveta e encontra uma moeda diferente? De acordo com os especialistas na área da numismática, é possível que o exemplar encontrado possa ser vendido por um bom dinheiro, já que estamos falando de moedas valiosas.
De acordo com esses especialistas, algumas moedas de 1 real podem se tornar verdadeiros tesouros, sobretudo aquelas que foram emitidas para comemorar os 40 anos do Banco Central (BC). Estamos falando de um exemplar lançado exatamente no ano de 2005.
Embora sejam parecidas com outras moedas de 1 real da segunda família, o fato é que as peças de 2005 que fazem homenagem ao BC possuem alguns detalhes específicos, o que faz com que as peças se tornem ainda mais valiosas.
Para ajudar nesse processo de verificação das moedas de 1 real de 2005, vamos listar abaixo um grupo com as principais características das peças, tomando como base as informações disponibilizadas previamente pelo Banco Central (BC):
É importante notar que essas moedas específicas foram lançadas no ano de 2005 e começaram a circular normalmente como todas as outras. Contudo, por se tratarem de peças especiais, várias pessoas guardaram os itens para si.
Esse movimento natural fez com que a moeda de 1 real que faz uma homenagem aos 40 anos de fundação do Banco Central se tornasse cada vez mais rara no mercado. Portanto, caso você encontre uma por aí saiba que você deu muita sorte.
Mas afinal de contas, quanto vale hoje em dia a moeda 1 real que faz uma homenagem aos 40 anos de fundação do Banco Central? A resposta para essa pergunta vai depender necessariamente do grau de conservação do seu exemplar.
Em regra geral, quanto mais bem conservada estiver a sua moeda, maior poderá ser o valor de revenda. No caso específico da peça de 1 real de 2005, os valores podem chegar a R$ 130 em alguns casos.
Na tabela abaixo, você pode identificar os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para as moedas em questão:
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
A peça stá em condição de BC quando se encontra em um bom estado de conservação, ou seja, que possui cerca de 50% dos detalhes da cunhagem original. Moedas nesta categoria têm desgaste mais pronunciado.
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.