Empreendedorismo

Quanto custa a franquia PopCorn Gourmet?

A franquia PopCorn Gourmet está a mais de 6 anos no mercado, sendo de propriedade de Elaine Moura, uma chef e empresária de 44 anos. Possui 31 unidades espalhadas pelo país e lucrou em torno de R$ 12 milhões no ano de 2022. Hoje, a rede está presente nos Estados Unidos e está em negociações para enviar suas mercadorias para Portugal. Por isso que hoje, vamos indicar quanto custa a franquia PopCorn Gourmet.

Como surgiu a ideia de comercializar PopCorn Gourmet?

A proprietária, no ano de 2000, abriu um negócio de catering. Em síntese, este negócio oferecia serviços de alimentação para eventos. A empresária presenteou com doces a clientela de sua empresa de planejamento de eventos.

Porém, com o passar dos dias, ela percebeu que precisava oferecer mimos autorais, porque os doces que ela apresentava eram adquiridos de terceiros.

Como o teste com pipoca foi fácil e apreciado pela maioria das pessoas, ela optou por fazer alguns testes com essa guloseima. Assim, seu estímulo estava em conservar a crocância por um tempo maior, além de garantir a artesanalidade do produto, sem conservantes.

Assim, levou mais de 1 ano de testes para encontrar uma máquina que pudesse aumentar o rendimento da pipoca, preservar a crocância por mais tempo e acomodar mais variedades de sabores.

Ela originalmente o usava para impressionar noivas e parceiros de negócios em potencial, mas o acessório logo se tornou um pré-requisito para o emprego. Com isso, ela acabou se tornando notícia na mídia local e o negócio se tornou conhecido na área.

O quiosque no Shopping Flamboyant: início do negócio

A empresária resolveu arriscar e fazer seu primeiro quiosque em um dos mais importantes centros comerciais da cidade, o Shopping Flamboyant. Como já atuava em uma área que valorizava a expertise, decidiu apostar nessa evolução ao lançar o PopCorn Gourmet.

Entre os cuidados se certificou de que os utensílios usados ??para colher pipoca fossem feitos de prata. Além disso, garantiu que os funcionários usassem uniformes para continuar a divulgação da mensagem da marca.

A expansão por meio de franquias

Temendo a imitação, decidiu abrir mais 4 lojas em outros shoppings da cidade. Depois de conhecer melhor o modelo de franquia e ter tudo preparado, chamou uma amiga em Ribeiro Preto (SP) em 2016 para ser sócia em sua 1ª unidade franqueada.

Ela seria, no entanto, admitida como sócia. Assim, a empresária pôde ajustar as operações e experimentar considerações logísticas que ajudariam a manter a qualidade do produto por mais tempo.

Nos dias de hoje, a produção ocorre na fábrica em Goiânia, Brasil, e depois colocadas em embalagens herméticas de 18 litros antes de seguirem para a franquia.

Assim, a expectativa de vida útil é de até 60 dias, com reposição ocorrendo no máximo a cada 15 dias. Desta forma, até 100 franquias poderão ser abastecidas com a produção da fábrica (a rede deve chegar a 40 lojas até o final de julho).

Em 2018, com o negócio já com reputação sólida no mercado, junto com uma rede de franquias para vender o produto, também idealizou uma cafeteria que serve bebidas e sobremesas feitas com os mesmos ingredientes. Assim, em seu cardápio incluem cappuccinos, frappés, batidos e várias sobremesas à base de pipoca.

Atualmente são 6 locais em operação, cada um gerando um lucro mensal até 40% superior ao das lojas convencionais, graças ao ticket médio significativamente maior (um quiosque tradicional possui ticket médio de R$ 28,00, enquanto uma cafeteria pode chegar a R$ 55,00).

Adicionalmente, a franqueadora investiu no desenvolvimento de um produto para ser vendido nos supermercados: a embalagem metálica. Em síntese, ela mantém os alimentos frescos por até 6 meses. Com a utilização do delivery, hoje responde por 20% de todas as vendas do varejo.

Além da pipoca gourmet própria, um dos diferenciais da rede é o acordo com a Nestlé. Assim, pode usar as marcas como Leite Ninho, Sensação e Alpino na descrição dos sabores oferecidos. Dessa forma, a marca apresenta mais de 15 variedades diferentes de pipoca gourmet no quiosque.

Quanto custa uma unidade franqueada PopCorn Gourmet?

O capital financeiro mínimo para o candidato ao franqueamento PopCorn Gourmet é de R$ 179 mil, sendo o máximo de R$ 224 mil para uma cafeteria.

O valor do quiosque que comercializa pipocas e milkshakes é superior a R$ 124 mil. Há também um quiosque dedicado exclusivamente à venda de pipoca, com investimento inicial de até R$ 104 mil. Por último, há um quiosque móvel para uso em eventos, festivais, aeroportos e outros locais, com investimento inicial de até R$ 94 mil.

No caso do quiosque móvel, é para operadora franqueada, que pode incluir microempreendedor individual (MEI).