Chegaram ao fim exatamente nessa segunda-feira (23) os pagamentos de dezembro do Bolsa Família. De acordo com as estimativas do Ministério do Desenvolvimento Social, mais de 20 milhões de brasileiros receberam os saldos em suas contas no decorrer das últimas semanas.
Agora, não há previsão de mais pagamentos do Bolsa Família nesse ano de 2024, e os repasses serão retomados apenas em 2025. A boa notícia é que os usuários do programa social já podem começar a se planejar para o mês de janeiro.
Isso porque o governo federal deve manter a lógica de pagamentos escalonados no Bolsa Família nos 10 últimos dias úteis do mês. Assim, já é possível saber quando você vai voltar a receber o benefício social em 2025.
Note que a definição das datas seguirá dependendo do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Para saber quando você vai receber o benefício, é preciso se basear nessa indicação.
Segundo a lógica de pagamento do Bolsa Família, é possível afirmar que os benefícios serão retomados a partir do próximo dia 20 de Janeiro. Veja no calendário abaixo:
De acordo com informações do governo federal, as regras de entrada para o Bolsa Família de 2025 seguirão as mesmas. Para ter direto ao benefício, é preciso:
Mesmo as pessoas que cumprem estas regras de entrada, precisam aguardar até que os seus nomes sejam selecionados pelo governo federal. A entrada de novos beneficiários depende necessariamente do espaço orçamentário disponível para cada mês.
O saldo base do Bolsa Família em 2025 será de R$ 600 por família. Mas este valor pode variar de acordo com uma série de condições da família. Casas que contam com um maior número de integrantes, por exemplo, podem receber um valor maior. Abaixo, você pode conferir uma lista com os adicionais liberados para cada família neste mês de junho:
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Criado em 2023, o beneficio tem o objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social.
Como dito, o Bolsa Família atende mais de 20 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, oferecendo apoio financeiro e condicionando o recebimento à frequência escolar das crianças e ao acompanhamento de saúde da família.
Em 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu reformar e ampliar o Bolsa Família, incluindo novos critérios para atender as necessidades da população.
Para além do Bolsa Família, o governo federal deve manter os pagamentos de outros programas como o Auxílio-gás nacional, e a Tarifa Social de Energia Elétrica.