Saber quando dizer não no trabalho é muito importante para não tomar atitudes erradas e depois se arrepender de não dar “conta do recado”. Por isso, reunimos algumas situações que podem fazer com que você reflita sobre o assunto e pense melhor quando precisar dizer não a alguém. Acompanhe.
Não existe momento perfeito para dizer sim ou não para alguma coisa ou alguém no trabalho. O que existem são circunstâncias. Isso quer dizer que você pode ter que negar algo hoje, mas, amanhã, poderá aceitar por ter mais tempo na sua agenda. É uma questão de equilíbrio.
Por conta disso, é preciso lançar um olhar direcionado ao autoconhecimento para que possamos detectar quais as melhores respostas para situações específicas, e não buscar uma fórmula mágica para interagir no trabalho, combinado?
Dito isso, vamos refletir sobre alguns cenários que podem dar a entender que se trata de um momento de dizer não no trabalho:
Se você percebe que determinado pedido do seu chefe ou do seu colega fará com que você fure com o prazo estipulado por eles, negue. Ou, ao menos, tente negociar o prazo para que caiba na sua agenda sem precisar negligenciar alguma coisa.
Se você apenas aceitar a demanda alheia por medo de dizer não e, depois, não entregar o combinado, a sua imagem será mais prejudicada do que se você tivesse negado no início de tudo.
Outro ponto que podemos considerar, quando pensamos em quando dizer não no trabalho, é com relação aos cuidados com a saúde física e mental.
Se porventura alguma atividade solicitada colocar em risco a sua saúde, devido ao prazo apertado que fará com que você trabalhe sem descanso, considere negar e justificar dessa forma.
Nossa saúde deve ser uma prioridade em nossas vidas, não um fator que fica em segundo lugar ou “onde couber”.
Se você não sabe exatamente o que precisa ser feito, e não há tempo de aprender, será que vale a pena aceitar tal demanda? Não seria mais justo com todos os envolvidos encarar a situação como um momento de dizer não no trabalho?
Negligenciar algo que você prometeu para outra pessoa, apenas para aceitar uma demanda nova, pode ser algo capaz de manchar a sua imagem profissional. Por isso, consideramos essa situação como mais uma circunstância de quando dizer não no trabalho.
Se a resposta positiva for dada apenas com o intuito de agradar ao outro, ou por conta de medo de desagradá-lo, vale fazer uma reflexão mais profunda da situação.
Será que vale a pena se sacrificar apenas pelos outros, sempre se colocando em segundo lugar? Pense sobre isso e analise se as nossas considerações dadas neste texto fizeram sentido para você.