A qualidade de vida é uma responsabilidade das empresas e precisa da colaboração do funcionário. Por conta das horas que as pessoas trabalham dentro da empresa, o ambiente interfere diretamente na saúde física e mental delas.
Assim, a qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada aos resultados da empresa e ao grau de satisfação do colaborador com suas funções. E, por isso, é de grande importância para as empresas manterem profissionais motivados, um ambiente de trabalho harmonioso e bons relacionamentos interpessoais.
A qualidade de vida no trabalho é chamada é QVT surgiu na transição da era industrial para a era digital, pois já nos anos 60 os avanços tecnológicos demonstravam que estavam diretamente ligados a questões de doenças e baixa produtividade.
Nos 70 a QVT foi definida como bem-estar, saúde e bom desempenho das atividades, já que nessa época a produtividade estava em todo o vapor e os funcionários nem tanto. Surgiam doenças ligadas ao estresse, muitos acidentes e exaustão.
A indústria e comércio contextualizaram que não viveriam somente com tecnologia e matéria prima, haviam as necessidades humanas a serem consideradas.
E com o avanço da administração, o surgimento da área de Recursos Humanos e os novos conceitos sobre as necessidades de vendas e das pessoas, as empresas passaram a aderir a QVT.
Mas a QVT não é só uma opção, de forma básica está dentro da legislação os recursos que garantem a QVT, mas há empresas que criam ações.
Algumas empresas criam ações visando aumentar a QVT:
A QVT é uma necessidade das empresas e das pessoas, pois a produtividade está ligada à saúde e a motivação das empresas.