A importância do desapego no trabalho não se envolve apenas com questões físicas, no sentido de estar relacionada a objetos. Afinal, desapegar de ideias e tarefas também é importante. Assim, evitamos sobrecargas e podemos promover mais qualidade de vida no trabalho.
Quer saber mais sobre a importância de desapegar? Então acompanhe este texto até o fim.
A importância do desapego no trabalho envolve diversas esferas do ambiente corporativo. Quando começamos a abrir mão de algumas coisas que não agregam em nada e que já estão ultrapassadas, abrimos espaço para que novas ideias sejam colocadas em prática.
Abaixo listamos 5 pontos que poderão lhe ajudar a compreender melhor essa nossa reflexão:
O desapego nos ajuda a delegar tarefas, você sabia disso? Afinal, quando não delegamos e partimos para o microgerenciamento, muitas vezes isso acontece porque somos “apegados” às etapas e ao perfeccionismo. Assim, queremos fazer mil e uma coisas sozinhos, mesmo que isso prejudique a nossa produtividade.
Em contrapartida, quando começamos a desapegar, percebemos que podemos tirar um “peso” da nossa rotina, viabilizando mais espaço em nossa agenda.
Além de desapegar de tarefas, também precisamos desapegar de objetos que apenas ocupam espaço e em nada agregam. Assim, podemos dizer que a importância do desapego no trabalho está relacionada a um ambiente de trabalho mais limpo, organizado e confortável.
O desapego também pode trazer bem-estar para as nossas vidas. Isso porque, muitas vezes, sobrecarregamos nossa saúde e nosso conforto em prol de acúmulos que, no fundo, não têm tanto sentido assim.
Dessa forma, quando abrimos mão de algo que não agrega de verdade, podemos acabar nos sentindo mais leves e tranquilos com nós mesmos.
O equilíbrio emocional também é aflorado quando começamos a desapegar daquilo que não faz mais sentido para nós. Afinal, temos que aprender a lidar com as “perdas” e os fechamentos de ciclos, concorda? E com a prática do desapego esse tipo de questão emocional é trabalhada, dia após dia.
Portanto, se você quer oferecer ainda mais possibilidades de fortalecer a sua saúde emocional, considere investir na prática do desapego.
Quando temos uma grande ideia, podemos acabar nos “apaixonando” por ela. Porém, isso não necessariamente quer dizer que ela seja a melhor opção para as nossas vidas, concorda?
Por isso, a importância do desapego no trabalho também envolve o fato de deixarmos algumas ideias em stand by, abrindo caminhos para que novas possibilidades surjam.
Dessa forma, conseguimos, inclusive, melhorar os nossos relacionamentos interpessoais no trabalho, uma vez que não ficamos obcecados por nossas ideias e abrimos espaço para que toda a equipe participe das tomadas de decisão.
E isso é de suma importância para construir uma atmosfera mais qualificada no trabalho.
E você? Pratica o desapego, ou está pensando em praticar? Conte-nos nos comentários! 🙂