Você sabe o que diferencia um franqueado de um franqueador? Portanto, feche os olhos e imagine administrar uma empresa composta por pessoas que trabalham com os mesmos objetivos e se preocupam profundamente com a mesma causa. Aliás, é o sonho de todo empresário. Pois, este é o assunto deste artigo.
Como franqueador, você enfrenta muitos desafios ao se esforçar para manter os padrões de sua marca. Por exemplo, promover seus valores fundamentais e construir uma base de fãs dedicada.
Na sequência, procure imaginar esta empresa, semelhante em tudo, até o nome e oferecendo os mesmos produtos ou serviços, em vários locais diferentes.
O franqueado, nos termos do contrato firmado com a franqueadora, será responsável pela gestão e utilização da marca. Claro que observadas as diretrizes e normas estabelecidas pela franqueadora.
Assim sendo, ao considerar o sistema de franquia, se tem dois atores importantíssimos: o franqueador e o franqueado, cada um com seus direitos e responsabilidades.
Portanto, o que queremos dizer quando falamos em franquia é a parceria entre o franqueado e o franqueador. Isto é, em que ambas as partes trabalham juntas para atingir seus respectivos objetivos e maximizar o lucro.
Embora o papel de cada um tenha as suas definições, ainda existem dificuldades significativas a serem superadas para colocar esse sistema em prática. Aliás, isso, tanto por parte do franqueador quanto do franqueado.
Aqui estão alguns dos desafios que os franqueados e franqueadores enfrentam regularmente no Brasil:
Considerado o que já foi falado neste artigo, o sistema de franquia é um formato de negócios em rede baseado na parceria entre franqueados.
Deste modo, o franqueador precisa ter uma ideia muito clara do tipo de franqueado que deseja trazer para a franquia. Enquanto, o franqueado deve avaliar o franqueador com muito cuidado para determinar se seu modelo de negócios é adequado ou não para a marca. Com isso, devem considerar algumas atitudes como:
Com isso, a satisfação do franqueador com suas franquias aumentará proporcionalmente ao grau em que essas franquias contribuem para as metas financeiras gerais do franqueador (e estão próximas de serem alcançadas).
Os franqueadores precisam gerenciar uma rede de franqueados com diferentes personalidades e conjuntos de habilidades, bem como uma ampla gama de origens culturais, localizações geográficas e origens nacionais; o franqueado, como um músico de orquestra, deve respeitar a autoridade do maestro e tocar pelas regras do condutor.
Ambos, juntamente com suas respectivas equipes, devem trabalhar constantemente para melhor entender e aproveitar as vantagens do modelo de franquia e superar seus desafios únicos.
Cada vez mais evidências sugerem que gestão de pessoas, treinamento, suporte, foco na qualidade do relacionamento e propósito da marca são fundamentais para a franchising.
O sistema de franchising alcança grande sucesso no mercado graças à força, maturidade e permanência do elo que impulsiona toda a rede de franquias como alicerce tanto para franqueadores quanto para franqueados.
Assim, embora que existam suas diferenças, o aspecto mais crucial do sistema de franquia é o que une esses dois componentes principais: a paixão pela marca e pelo negócio. Logo, tanto os franqueados quanto seus franqueadores trabalham para o mesmo objetivo final – o sucesso geral do sistema.
Garantir que a relação entre eles seja a mais leal possível, faz com que a marca se estabeleça no mercado. Além disso, tenha sucesso, e sirva de exemplo de gerenciamento de rede e unidade franqueada, onde perdura o processo de ganha-ganha.
Assim, todos ganham em prol de uma união de sucesso e realização.