Adentrar em um cargo após fazer concurso público é o sonho de muitos brasileiros, seja em quaisquer áreas laborais. Isso porque as vantagens de ser em servidor são inúmeras e atrativas.
Com isso, é interessante ter atenção à publicação dos editais e os pré-requisitos de cada instituição contratante. Geralmente, os prazos de inscrição são longos, mas é importante se precaver e não deixar tudo para cima da hora.
Primeiramente, via de regra, ser aprovado em um processo seletivo proporciona garantias e mudanças no estilo de vida. Principalmente, quando se fala de pessoas de uma classe social mais baixa.
Nesse cenário, muitos já ganham estabilidade por conta desse fator financeiro. Os salários, então, apesar de não serem exorbitantes, são relativamente altos, ainda mais quando somados com os auxílios. Por isso, confira abaixo, as vantagens de fazer concurso público agora mesmo.
Como dito, o fator monetário é uma das grandes vantagens de fazer concurso público, já que os seus valores são significativos e assegurados pela própria ocupação do cargo.
Logo, a estabilidade profissional também se mostra agregada às finanças. Isso ocorre porque o candidato aprovado agora possui garantia da vaga até o final da vida, sem se preocupar com demissões sem justa causa.
Assim, é possível investir na área de atuação e crescer profissionalmente, com sucesso e reconhecimento. E com isso, aprimorar habilidades e competências relevantes para o exercício das funções.
Pode-se dizer que a pessoa concursada conta com o privilégio de trabalhar um pouco menos de horas quando se compara o mesmo fator, a alguém com a carteira assinada. Então, há uma carga horária menor e ao mesmo tempo fixa para cada servidor.
Em geral, o que se estipula nos editais é o exercício de 40 horas semanais, com os fins de semana livres. Alguns órgãos, ainda, determinam apenas 30 horas, sendo 6 horas de trabalho por dia, de segunda a sexta. Dependendo do cargo, ainda há a possibilidade do servidor trabalhar por 25 horas semanais, ou seja, 5 horas por dia.
Para mais, entre as inúmeras vantagens de fazer concurso público, a possibilidade de explorar diversos setores é de extrema importância. Então, é a partir disso que será viável se desenvolver profissionalmente.
Além do mais, é nesse momento que será possível colocar em prática as próprias prioridades. Por exemplo, se a urgência for financeira, escolher um ramo rentável é a melhor opção. No entanto, se for o aprimoramento pessoal, o ideal é optar por uma área que inclua mais capacitação e direcionamento.
Via de regra, existem as carreiras Policiais, Militares, Tribunais, Administrativas, Fiscais, entre outras. Assim, cada uma delas possui critérios de admissão bem específicos e coerentes com cada órgão público.
No entanto, nos últimos anos, esses pré-requisitos estão se tornando mais flexíveis, apesar de continuar sendo difícil a aprovação.
Um grande exemplo dessa vantagem de fazer concurso público é que muitos cargos não exigem a experiência profissional prévia do candidato, o que é um fator eliminatório da grande maioria. Também, atualmente, muitos processos seletivos estão incluindo pessoas com nível de escolaridade médio.
Um excelente benefício a longo prazo é a melhor condição de aposentadoria destinada ao profissional concursado. Portanto, o procedimento padrão é que o servidor se aposente com o salário integral, contando o valor do último pagamento recebido.
Fora isso, a idade e o tempo de serviço são reduzidos. Assim, permitindo que esse cidadão tenha condições de aproveitar mais a velhice ou que até mesmo consiga ser aprovado em outro concurso e agregue ambas as rendas.
Além da tão desejada estabilidade, outra vantagem de fazer concurso público é a quantidade de facilidades que os bancos passarão a proporcionar, visto a atual posição social.
É possível, então, conseguir um crédito consignado com menos burocracias, obter taxas de juros mais baratas. Além disso, ainda inclui a vantagem de ganhar mais tempo para a quitação de um empréstimo com parcelas fixas em todos os meses etc.
Por fim, a consequência final de tudo isso é a melhora da qualidade de vida das pessoas. Afinal, com um emprego estável, com um ótimo salário e com as condições beneficentes, viver em sociedade torna-se mais fácil e prazeroso.
Por isso, é recomendável tentar fazer concurso público e investir nos estudos precedentes à realização da prova, pois será a partir deles que a aprovação será garantida.