Você sabia que questões abordando classes de palavras possuem um histórico de alta incidência nas provas de concursos públicos?
Dessa forma, no artigo de hoje, iremos estudar esse assunto tão importante.
Assim, se o seu foco é um concurso público, você deve sem dúvidas dedicar mais atenção às classes de palavras e ao seu uso.
A Língua Portuguesa, possui ao todo, dez classes de palavras. Algumas modificam sua forma com o uso, outras não. As classes de palavras podem ser variáveis (quando a alteração de gênero, número, pessoa, tempo e/ou modo), ou invariáveis (quando não é possível ser alterado).
Vamos ver, a seguir, quais são essas classes, suas funções e como são usadas:
A função do substantivo é nomear os seres e denominar ações, elementos socioculturais, emoções e estados.
Os substantivos são classificados em próprios, primitivos, derivados, simples, compostos, concretos e abstrato.
Sua função é determinar os substantivos, portanto o artigo aparece antes dele. Assim como os substantivos, também é variável. Eles podem ser definidos e indefinidos.
O adjetivo tem como função caracterizar algo, dando características, estados, qualidade, relação de tempo, espaço e finalidade. De maneira geral, acompanha o substantivo e é sempre precedido por preposições. O adjetivo é variável e pode ser primitivos ou derivados.
Classe variável, os numerais quantificam e identificam posições. Podendo ser cardinais (número específico de algo, como dez), ou ordinais (apresentando a ordem de algo, como terceiro).
Os pronomes pertencem a classe de palavras que são variáveis, e são responsáveis por indicar quem, o que ou de quem se fala em um discurso. Podem ser usados para substituir os substantivos.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos ou interrogativos.
Os verbos são invariáveis e expressão ação, estado ou fenômeno.
São divididos a partir da forma (infinitivo, gerúndio e particípio), conjugação (1ª, 2ª e 3ª), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) e tempo (presente, pretérito e futuro). Podem ainda ser regulares ou irregulares.
Os advérbios são invariáveis e se conectam ao verbo, adjetivo ou outros advérbios.
Eles têm como função expressar algo em relação aquilo que ele está se conectando. Além disso, eles podem ser de modo, de intensidade, de afirmação, de negação, de dúvida, de tempo e de lugar.
As conjunções são invariáveis e estabelecem a ligação entre palavras ou orações. Além disso, elas podem ser classificadas em subordinativas ou coordenativas.
A preposição é o termo que conecta duas palavras.
Além disso, elas são invariáveis e podem ser classificadas como essenciais ou acidentais.
As interjeições são palavras que funcionam como marcadores de reações, sentimentos e sensações.