Dividimos a série “Público-alvo ou persona? ” Em duas partes, nesta segunda parte falaremos sobre o conceito de persona e daremos um exemplo.
Na primeira parte desta série falamos de forma mais aprofundada sobre o conceito de público-alvo, agora exploraremos o conceito de persona.
Persona é uma forma mais específica de lidar com o seu público-alvo.
No mapeamento da sua empresa foi definido o público, mas essa fase é técnica e genérica.
A persona é como se fosse um passo à frente desse processo. O seu público-alvo agora tem uma personalidade, ele não é só um monte de dados mapeados.
A persona tem características que te dão clareza sobre exatamente a quem a sua empresa chega.
Não são apenas pessoas que moram em determinada região, e tem uma faixa etária ampla. Na análise da persona você tem um cliente que tem nome, profissão, média salarial, e gosta do seu produto porque ele tem um diferencial muito grande.
Exemplo: Ana Maria, 25 anos, Analista de RH, R$4.000 por mês. Visita a sorveteria todas as semanas porque adora sorvete de chocolate.
Ela poderia ir em qualquer outra, mas somente sua não cobra pela cobertura. Não vai mais de uma vez por semana porque recomendações médicas.
Viu quantas informações você tem agora? Ainda há uma oportunidade de ação. Porque não vender sorvetes com menos açúcar para pessoas como a Ana Maria?
Para adquirir as informações necessárias para essa exatidão da persona, crie uma linha de relacionamento com o seu cliente.
Cadastros para promoções, descontos, brindes. Estimule seu cliente a responder pesquisas de forma que não fique pesado e cansativo.
Não temos como falar que é possível decidir entre o público-alvo e a persona, não são opções, são consequências. Se tiver um bom relacionamento com o seu público-alvo, conseguirá atingir a persona.
Essas informações são ferramentas estratégicas para um bom marketing do seu negócio.
Conhecer a persona do seu cliente é um dos caminhos para seu sucesso!