A psicoterapia pode ajudar nos estudos a partir do momento em que nos conhecemos melhor e aprendemos a lidar com as nossas emoções. Até porque, convenhamos… Quem nunca se sentiu super estressado ou ansioso diante das atividades acadêmicas? Pois é!
Por isso, conhecer mais sobre si mesmo e aprender a ouvir melhor as emoções é um caminho muito promissor para qualquer estudante. Mas as vantagens da psicoterapia não param por aqui. Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre isso!
A psicoterapia pode ajudar nos estudos a partir do momento em que nos permitimos mais. Permitimos erros, uma vez que aprendemos que não somos perfeitos; assim como nos permitimos buscar nossos sonhos da melhor maneira possível. Afinal, você sabe qual é o seu propósito com os estudos? Pense sobre isso. 😉
A seguir, portanto, apresentamos outras reflexões positivas que a psicoterapia pode promover na vida de um estudante. Veja:
Você já parou para pensar nos motivos pelos quais você tem estudado? A gente sabe que é para se formar ou para ter um emprego melhor. Mas, a fundo, você já pensou sobre isso?
Com a psicoterapia você pode encontrar novos sentidos para a sua vida acadêmica. Pode descobrir coisas sobre si que sequer tinha ideia que faziam parte da sua personalidade.
Por exemplo, pode descobrir uma nova forma de enxergar a vida por meio dos seus estudos, como o caso de quem estuda algo e tem o objetivo de transformar a vida de outras pessoas.
Você aprende a lidar melhor com os seus “defeitos” e limites. E, acima de tudo, aprende a respeitar quem você é. Dessa forma, não fica se culpando ou se maltratando quando algo não sai exatamente como planejado.
Seguindo o gancho do que foi dito acima, a psicoterapia pode ajudar nos estudos a partir do momento em que você respeita melhor a si mesmo.
Afinal, a gente sabe que não é bom em tudo. E respeitar isso, sabendo lidar com esse lado, é fundamental para não tentar atingir resultados impossíveis, uma vez que essas tentativas podem sobrecarregar a nossa saúde mental.
A vida acadêmica é recheada de emoções. Às vezes, estamos diante de emoções positivas. Em outros momentos temos contato com emoções negativas. Faz parte.
Aprender a manejar essas emoções é de suma importância para não permitir que elas comandem a nossa vida acadêmica, concorda?
Por fim, aprendemos a ver a vida e os estudos de uma forma diferente. Vemos o contexto estudantil como uma oportunidade de crescer, desenvolver e aprender coisas novas. E não meramente como algo obrigatório.
E essa mudança de perspectiva pode melhorar nossa motivação e o nosso foco.
Por esses e tantos outros motivos que dizemos que a psicoterapia pode ajudar nos estudos. Permita-se conhecer a si mesmo! 🙂