O INSS informou em nota que criminosos estão ligando para os segurados e passando golpe sobre a prova de vida na pandemia. O instituto ressaltou que não faz ligações com este tipo de pedido.
Na ligação, de acordo com INSS, os golpistas chegam até a passar dados corretos das vítimas e alegam que precisam da foto de um documento para realizar a prova de vida na pandemia. Os golpistas chegam até a enviar uma mensagem por WhatsApp.
“Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, destacou o órgão em nota.
O órgão também destaca que a pessoa que realiza a ligação é muito segura. Isso pode levar a pessoas acreditarem, porém não se passa de um golpe para conseguir fotos de documentos das vítimas.
Veja abaixo como a prova de vida na pandemia está sendo realmente realizada. O processo é online e dispensa ligações, mensagens por WhatsApp ou então e-mail.
A prova de vida pelo celular pode ser feita em alguns minutos. Basta apenas baixar o aplicativo em um celular com câmera e seguir o passo a passo a baixo. Confira: