Já imaginou realizar a sua prova de vida sem sair do sofá, com apenas alguns toques no celular? Em 2025, o INSS segue modernizando e facilitando o processo, atingindo milhões de beneficiários em todo o país.
Apesar de cerca de 90% dos segurados já estarem em dia com a comprovação, muitos ainda têm dúvidas sobre o novo modelo, principalmente sobre segurança e o que acontece se o procedimento for esquecido.
Descubra agora como garantir seu benefício sem complicação, evitar fraudes e nunca mais depender de filas em bancos. Há informações importantes que podem mudar totalmente sua próxima renovação.
A prova de vida é uma exigência obrigatória para aposentados, pensionistas e demais beneficiários de auxílios de longa duração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo desse procedimento é evitar fraudes e assegurar que o pagamento continue sendo feito para a pessoa certa. Até pouco tempo, a comprovação era presencial e quase sempre feita diretamente nos bancos responsáveis pela folha do INSS.
Desde 2022, o sistema evoluiu. Passou-se a utilizar cruzamento de dados de diferentes bases do governo, como movimentação no aplicativo Meu INSS, registro de vacinação no SUS, emissão de documentos oficiais (como RG ou passaporte), movimentações bancárias com uso de biometria e até entrega da declaração anual do Imposto de Renda no período de 12 meses. Essa inteligência permite a validação automática da vida do beneficiário, sem que ele precise realizar nenhuma ação ou deslocamento.
Se você já fez alguma das atividades validadas pelo sistema, sua situação deve estar regular. Para ter certeza, é possível conferir de duas formas seguras:
Caso encontre a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, é fundamental regularizar, seguindo o passo a passo que explicaremos a seguir.
Quem não foi localizado pelo sistema automatizado (ou seja, não realizou movimentações válidas nos últimos 12 meses) receberá uma notificação oficial. Esta comunicação parte exclusivamente do banco do benefício ou do aplicativo Meu INSS. O órgão nunca liga pedindo seus dados, não envia links por WhatsApp ou SMS para esse procedimento e não solicita senhas ou códigos temporários.
Ao ser notificado, bastam poucos minutos para resolver pelo celular. Assim, você evita bloqueio, suspensão ou até cancelamento do benefício.
O sistema cruza sua imagem com o banco de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Denatran (agora Senatran) para garantir autenticidade.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o órgão pagador do seu benefício.
Além do procedimento digital, você pode optar pelo autoatendimento com biometria nos caixas eletrônicos do banco onde recebe o benefício ou contar com a comodidade dos canais de Internet Banking, caso estejam disponíveis. Ainda há a possibilidade de comparecimento presencial, caso prefira o modo tradicional ou encontre alguma limitação digital.
Ao ignorar a notificação ou deixar de realizar o procedimento após o prazo, o benefício pode ter o pagamento bloqueado, suspenso e até mesmo cessado. Em caso de bloqueio, procure regularizar o quanto antes pelo aplicativo, site ou canal bancário, para evitar prejuízos no recebimento.
Por isso, manter os dados atualizados em canais oficiais é necessário para garantir sua tranquilidade e continuar recebendo o benefício sem transtornos.
Com o aumento da digitalização, as tentativas de golpe também cresceram. Criminosos têm se passado por funcionários do INSS ou das instituições financeiras, solicitando envio de dados pessoais, senhas, fotos de documentos e códigos de verificação via SMS ou WhatsApp. Lembre-se: o INSS não faz esse tipo de contato para prova de vida, nem cobra taxas para a realização do processo ou atualização cadastral.
Desconfie de qualquer abordagem e verifique sempre as informações exclusivamente nos canais oficiais, como o Meu INSS e o site do INSS.
Cada órgão pagador determina se você pode fazer a prova de vida digital ou presencialmente. É necessário ter biometria cadastrada no TSE ou carteira de motorista CNH para o reconhecimento facial. Diversos órgãos já aderiram ao sistema digital, entre eles:
O acompanhamento do status pode ser feito pelo site do órgão responsável ou nos canais do INSS.
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No vídeo abaixo, veja mais informações como realizar a prova de vida pelo celular: