O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está permitindo que beneficiários realizem o procedimento da prova de vida em casa. A medida foi criada para flexibilizar o procedimento, visto que alguns segurados têm dificuldades em se locomover.
Desta forma, aqueles que podem optar por realizar a comprovação de vida em casa, são os idosos com mais de 80 anos e os que apresentam dificuldade de locomoção. Para isso, a pessoa deve utilizar o “Meu INSS” para fazer a renovação.
“Os beneficiários com dificuldades de locomoção ou idosos acima de oitenta anos, sem procurador ou representante legal cadastrado, poderão solicitar a realização de prova de vida por intermédio de pesquisa externa, mediante o comparecimento de representante do INSS à residência ou local informado no requerimento”, afirma a portaria.
O segurado deve entrar em contato com o INSS por meio dos canais digitais, aplicativo ou site “Meu INSS” ou pela Central de Atendimento 135. É necessário comprovar a incapacidade de comparecer a uma agência bancária, por meio de documentos como atestados e declarações, para receber uma autorização da comprovação de vida em casa.
Os demais segurados, ou seja, aqueles que têm condições de realizar a prova vida por outros meios, devem atualizar a manutenção do benefício conforme as datas já estabelecidas pelo INSS. Confira os prazos a seguir: