Nesta quinta-feira, 20 de agosto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou o projeto piloto da prova de vida por biometria facial. Nessa primeira etapa de testes, cerca de 500 mil beneficiários de todo o Brasil são convidados. O INSS começa a entrar em contato com esses segurados nos próximos dias. O contato pode ser feito por e-mail, SMS ou pelo número 135.
A prova de vida é uma etapa obrigatória para quem recebe o INSS por conta corrente, poupança ou cartão magnético. Os segurados precisam comprovar todos os anos que estão vivos, para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
A prova de vida digital foi criada para evitar que os segurados precisem comparecer a uma agência. Para ela, o INSS irá utilizar dados do Denatran e TSE. Por isso, os segurados selecionados para o projeto piloto são os que possuem título de eleitor e carteira de motorista. Quem participar do projeto piloto terá o procedimento efetivado e não precisará comparecer a uma agência para prova de vida.
A prova de vida presencial está suspensa até setembro, pois as agências não estão abrindo por causa da pandemia do novo coronavírus.
A prova de vida digital será feita pelo app Meu INSS ou app Governo Digital (Meu gov.br). O ícone da prova de vida digital aparecerá apenas aos segurados selecionados. O cidadão será orientado a centralizar o rosto, virá-lo para direita, fechar os olhos, sorrir, virar o rosto mais uma vez e fazer a captura da biometria por foto. Os passos permitem que o sistema confirme que o segurado está vivo.
Para que a prova de vida digital seja feita, é necessário ter um smartphone com câmera frontal.