Prova de Concurso é Anulada: denúncia de Questões copiadas da Internet

A prova objetiva do concurso para professor de Sociologia da Escola de Aplicação da UFPA, realizada no último dia 20 de setembro, foi anulada pela Universidade após denúncias de plágio. De acordo com professores da instituição que procuraram a Associação de Docentes da UFPA (Adufpa) seis questões foram plagiadas integralmente da internet e outras teriam sido copiadas de artigos científicos, sem as devidas citações. A Universidade Federal do Pará (UFPA) disse que os processos já foram recebidos pela Câmara de Ensino do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e serão debatidos pelo Consepe o mais brevemente possível.

Além do plágio, a prova apresentaria outras irregularidades, pois foi elaborada por uma banca desconhecida até pelos próprios professores da Escola de Aplicação. Os docentes que haviam sido escolhidos pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA, ainda no mês de agosto, para elaborar o certame, foram destituídos.

Segundo o professor Andrey Lima, que presidia a banca do concurso que foi destituída, as alterações foram feitas contra a vontade do Consepe e dos professores de Sociologia da Escola.

Em conjunto com outros professores de Sociologia da Escola, Andrey Lima denunciou o caso ao Consepe e procurou a ADUFPA para acompanhamento jurídico, afim de se resguardar diante do plágio. “Buscamos a lisura e transparência do concurso e também nos preservar diante das últimas descobertas, que não constituem meros equívocos técnicos ou administrativos, mas ações fraudulentas e criminais”, afirma.

Informações do G1

LEIA TAMBÉM:

Comentários estão fechados.