Mais de 226 mil candidatos foram convocados, mas um erro de planejamento pode atrapalhar seu sonho ainda hoje. Entenda por que a etapa de entrega de documentos é decisiva para garantir a bolsa do Prouni em 2026 — veja como conferir se você está entre os pré-selecionados, onde entregar os comprovantes e como evitar perder o prazo final desta sexta-feira, 13 de fevereiro.
O prazo para quem foi pré-selecionado na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 termina nesta sexta-feira, 13 de fevereiro. Você deve apresentar todos os documentos exigidos diretamente à instituição privada de ensino em que conquistou a vaga, seja presencialmente ou por meio eletrônico, de acordo com as regras da faculdade.
A entrega serve para comprovar as informações fornecidas na inscrição, como renda familiar, residência e escolaridade. O candidato precisa, obrigatoriamente, verificar o local, datas e horários de atendimento definidos pela instituição. Cada faculdade determina se aceita envio virtual ou exige comparecimento presencial.
Os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para conferir o resultado da primeira chamada. É necessário fazer login com a conta Gov.br. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado no dia 4 de fevereiro, contemplando mais de 226 mil pré-selecionados.
Para quem não encontrou o nome nesta etapa, ainda há chances: a lista de espera abre em 25 e 26 de março, pelo mesmo portal.
Conferir a lista completa de documentos é fundamental. Os principais são:
As instruções específicas podem variar segundo a faculdade, por isso, acesse imediatamente o site da instituição para orientações detalhadas.
O Prouni concede bolsas integrais ou parciais em universidades privadas para alunos de baixa renda. Veja as regras:
Em 2026, o programa oferece 595.374 bolsas em 895 cursos, distribuídos em 1.046 instituições superiores privadas. Este é o maior volume já ofertado em 22 anos de história, segundo o MEC.
O edital do Prouni determina duas formas para apresentação da documentação:
Colaboradores capacitados estarão disponíveis nos locais determinados pela instituição para receber e conferir a documentação.
Candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Enem 2025 para obter o certificado de conclusão do ensino médio podem baixar o documento autenticado diretamente na Página do Participante do Enem. A declaração serve de comprovação junto à faculdade para liberar a pré-matrícula do Prouni.
Se não conseguiu a vaga na primeira chamada, manifeste interesse na lista de espera entre 25 e 26 de março, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março. Quem entrar nesse grupo precisa entregar os documentos entre 2 e 13 de março — mesmo processo de conferência e apresentação direta à faculdade escolhida.
Não quer perder nenhuma atualização ou prazos do Prouni 2026? Continue acompanhando diariamente o portal Notícias Concursos!