Enem e Vestibular

Prouni 2021: Participantes devem manifestar interesse na Lista de Espera entre 1º e 2 de março

O Ministério da Educação (MEC), cumprindo o cronograma estabelecido, já divulgou as listas de aprovados na 1ª e na 2ª chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2021. Desse modo, os estudantes já tiveram o prazo para confirmar os dados e realizar as matrículas junto às instituições.

De acordo com o edital, não haverá uma 3ª chamada. Os candidatos já inscritos nesta edição e que não foram selecionados na 1ª ou 2ª chamadas podem manifestar interesse em continuar na seletiva por meio da Lista de Espera. Nesse sentido, o candidato deve manifestar o interesse por meio do site do Prouni

O prazo para solicitar a inclusão na Lista de Espera inicia no dia 1º de março e se encerra no dia 2 de março. Desse modo, os candidatos já podem manifestar interessa na lista de espera a partir desta segunda-feira. Conforme o cronograma do Prouni do primeiro semestre de 2021, a terceira lista de pré-selecionados desta edição deve ficar disponível no dia 5 de março, próxima sexta-feira.

Já o período para entrar em contato com as universidades com o objetivo de comprovar as informações dadas no ato de inscrição e para realizar as matrículas vai do dia 8 ao dia 12 de março. A seleção de alunos do Prouni do primeiro semestre de 2021 usou as notas do Enem 2019, no entanto, a edição do segundo semestre deverá selecionar os candidatos a partir das notas do Enem 2020.

Sobre o Prouni

O Prouni é um programa do MEC que visa facilitar a entrada de jovens no ensino superior para a aquisição do primeiro diploma. Desse modo, o programa oferta bolsas parciais e bolsas integrais.

As bolsas integrais são para o público que tem baixa renda familiar ou que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Assim, no caso das bolsas integrais, é de responsabilidade do governo arcar com toda a mensalidade do curso até a conclusão. As bolsas parciais, por sua vez, são para candidatos que possuam renda familiar bruta entre 2 e 3 salários mínimos. O aluno é responsável por pagar metade da mensalidade e o governo federal é responsável pela outra parte.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda UFES divulga nº de vagas ofertadas na 1ª edição do Sisu 2021.