Dominar a função e o uso correto dos pronomes na língua inglesa é extremamente importante para que você compreenda os textos e charges que estarão presentes nas questões de inglês do ENEM e dos vestibulares (tanto na primeira como na segunda fase).
Dessa forma, vamos conferir, a seguir, um resumo sobre os pronomes em inglês, seus tipos e seus usos.
Pronomes são termos que acompanham ou substituem os substantivos e outros pronomes. Assim como em português, os pronomes em inglês são classificados de acordo com a sua função. Eles podem ser divididos em:
Vamos conferir, seguir, como devemos utilizar cada um desses tipos.
Esses pronomes têm como função indicar pessoas, lugares ou objetos, assim como os pronomes demonstrativos em português.
Existem 4 demonstrative pronouns. São eles: this, these, that e those.
Lembre-se de que this e that são utilizados para objetos/lugares/pessoas no singular e variam de acordo com a proximidade dessa mesma coisa. These e those, por sua vez, são utilizados com plural.
Os pronomes indefinidos, como o próprio nome diz, não determinam algo, mas se referem aos substantivos de maneira indeterminada.
Alguns exemplos de indefinite pronouns são: any, anything, few, much e many.
Os pronomes interrogativos são usados para realizar perguntas e devem aparecer, na língua inglesa, no início da frase. São eles: who, whom, whose, whuy, which, what, where, when e how.
Os personal pronouns fazem referência à pessoas, lugares e objetos. Eles podem ser classificados em subject pronoun e object pronouns.
Exemplos: I, you, he, she, it, we they, me, him, her, us e them.
Os pronomes possessivos, assim como no português, indicam posse. Eles são usados para indicar que algo pertence à alguém. Esse grupo também se subdivide: possessive adjectives e possessive pronouns.
Os pronomes reflexivos são usados após o verbo e concordam com o sujeito da oração. Esses termos são construídos com o uso do sufixo –self (singular) e –selves (plural). Exemplo: myself e themselves.
Os pronomes relativos podem exercer a função de objeto ou sujeito, de acordo com a frase em que se encontram.
Alguns exemplos: who, whom, whose, which e that.