Existem algumas ações que podem lhe ajudar a promover saúde no trabalho de uma maneira simples. Isto é, a promoção de saúde pode acontecer, inclusive, nas pequenas atitudes. Por isso, convidamos você para acompanhar este conteúdo e assim conhecer algumas dessas ações interessantes. Vamos lá?
A promoção de saúde no trabalho é indispensável. Sem ela, o ambiente laboral pode ficar “pesado” e desconfortável por uma série de motivos. Sendo assim, orientamos que você sempre busque analisar como está o clima dentro da empresa, e como os colaboradores têm se sentido com relação à saúde nesse ambiente.
Além disso, investir em ações positivas também pode ser um bom caminho. Abaixo damos algumas ideias que partem desse pressuposto:
Um ponto muito relevante e que deve ser levado em consideração é a ergonomia no trabalho. Como está a organização das mesas e cadeiras? A iluminação é adequada ou pobre a ponto de impactar a visão? Há circulação de ar no espaço? Todos esses detalhes podem fazer a diferença na hora de promover saúde no trabalho.
Afinal, o ambiente no qual estamos inseridos pode provocar sensações de bem-estar ou efeitos negativos, não é mesmo? Pense sobre isso.
A ginástica laboral também pode ajudar na hora de promover saúde no trabalho. Isso porque grande parte dos colaboradores podem estar diante de movimentos repetitivos, o que pode ser prejudicial à saúde. Assim sendo, movimentar o corpo ao longo do dia de trabalho é uma alternativa para proteger a saúde física e, inclusive, a mental.
As atividades físicas não devem ser restritas apenas a ginástica laboral, certo? Sendo assim, considere incentivar a prática de exercícios por meio de campanhas e programas.
As campanhas podem ser informativas, enquanto os programas podem fazer parte dos benefícios da empresa. É o caso, por exemplo, de criar um bônus para quem for trabalhar a pé ou de bicicleta.
As rodas de conversa com profissionais da área da saúde também são relevantes. Aposte nessa possibilidade na hora de promover saúde no trabalho e traga profissionais qualificados que possam tirar as dúvidas dos seus colaboradores.
Um espaço acolhedor também faz a diferença na saúde e no dia a dia das pessoas. Afinal, quando não temos a chance de opinar, dialogar e até mesmo nos abrir diante de dificuldades, podemos nos sentir “sufocados” no espaço. Por isso, ter um ambiente que acolha as dúvidas dos colaboradores e ofereça feedbacks empáticos também ajuda a promover saúde no trabalho.
Por fim, crie programas de promoção aos cuidados com a saúde bucal. Você pode fechar parceria com dentistas, por exemplo, para oferecer esse tipo de facilidade para os seus colaboradores. Além disso, lembre-se de incluir dentistas nas rodas de conversa e até mesmo nas campanhas de saúde.
Assim, quem sabe, torna-se viável construir um espaço que seja muito mais vantajoso para todos.