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Projeto de lei que moderniza o serviço de praticagem é encaminhado ao Congresso Nacional

A Secretaria-Geral informa através de sua plataforma oficial que foi encaminhado ao Congresso Nacional o projeto de lei que moderniza o serviço de praticagem.

Projeto de lei que moderniza o serviço de praticagem é encaminhado ao Congresso Nacional

De acordo com informações oficiais, o projeto de lei prevê a regulação econômica do serviço pela Antaq. Foi encaminhado ao Congresso Nacional projeto de lei que moderniza o serviço de praticagem e estabelece a possibilidade de sua regulação econômica, de acordo com informações oficiais do Governo Federal.

O serviço de praticagem é obrigatório nas áreas de navegação restrita

Conforme informações oficiais, o serviço de praticagem é obrigatório nas áreas de navegação restrita, conhecidas como zonas de praticagem. 

O serviço de praticagem é considerado por lei como uma atividade essencial

Atualmente, conforme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a Lei nº 9.537/1998 permite a regulação econômica mediante a fixação de preços do serviço de praticagem apenas quando houver a possibilidade de interrupção na prestação do serviço.

Assim sendo, o serviço de praticagem é considerado por lei como uma atividade essencial, pois é necessário à livre e segura movimentação das embarcações, assim como ao abastecimento e escoamento de produtos no país. 

Norma da Autoridade Marítima (Norman) nº 12

Ocorre que os armadores que são obrigados a contratar o serviço de praticagem não têm liberdade para escolher o profissional que prestará o serviço, que atuam obedecendo uma escala de rodízio, conforme previsto na Norma da Autoridade Marítima (Norman) nº 12. 

Portanto, o serviço não é prestado em regime de livre iniciativa, o que justifica a previsão de regulação econômica para evitar a cobrança de valores abusivos, destaca a Secretaria-Geral.

O projeto de lei tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do transporte aquaviário

O projeto de lei tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do transporte aquaviário, especialmente o de cabotagem, com efeitos favoráveis sobre a competitividade da economia brasileira, define a plataforma oficial do Governo Federal.

Sucesso na experiência internacional de regulação econômica do mercado de praticagem

A Secretaria-Geral destaca que houve sucesso na experiência internacional de regulação econômica do mercado de praticagem, por exemplo, nos seguintes países: Estados Unidos, Argentina, Holanda, Suécia, Itália, Noruega, Grécia, Alemanha, França e Dinamarca.

Segundo o projeto, a regulação econômica do serviço ficará a cargo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, sendo mantida a competência da Autoridade Marítima para a regulação técnica. Conforme dados oficiais, o projeto também prevê que os práticos poderão prestar os seus serviços por meio de sociedades empresárias, devendo prestar informações à Antaq.