Programa Petrobras Conexões para Inovação, divulgou na última terça-feira (21/07), as 30 pequenas empresas pré-selecionadas para a fase final da segunda edição.
Ele consiste em uma série de iniciativas para cooperação entre empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica para transformar artigos científicos em inovações implantadas.
Com o objetivo de aumentar competitividade e potencial de geração de valor do programa, a Petrobras aumento de 24 para 30 o número de propostas.
O número de propostas que chegou a 363, superou o número de inscrições da edição anterior que aconteceu em 2019.
As startups submetem suas propostas ao sistema de Gestão de Projetos da Petrobras apra melhor detalhamento.
Em Agosto as candidatas receberão assessoria e treinamento para as apresentações no Pitch Day, de onde sairão as vencedoras, fase prevista para outubro.
Esse 2º edital do programa trouxe 54 desafios, em nove diferentes áreas:
Cada projeto poderá receber recursos de R$ 500 mil a R$ 1 milhão, a depender do valor gerado ao negócio da Petrobrás.
“Por meio desta parceria, o Sebrae viabiliza que pequenos negócios se insiram de forma efetiva no processo de inovação aberta da Petrobras, desenvolvendo tecnologia e inovação para gerar maior competitividade no mercado brasileiro e fortalecer a cadeia produtiva de petróleo e gás no país”, afirma o diretor técnico, Bruno Quick.
Os vencedores contarão com a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que suas soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração do valor de curto prazo.
Para mais informações sobre o Programa Petrobras Conexões para Inovação, basta acessar o link.
Segundo uma lista emitida pelo Sebrae, o capital usado pode vir de diferentes fontes:
Lembrando que investimentos são baseados em critérios como confiança, retorno sobre o capital e o encaixe entre as estratégias do fundo da empresa.
Como toda empresa, para cria-la é preciso que o empreendedor tenha coragem e encare os riscos. Podem ocorrer tropeços, erros, mas o importante é de adaptar e dar a volta por cima. Toda empresa quase começa com pequenos riscos e pouco dinheiro.
Mas quando se investe em uma startup e ela dá certo, os lucros podem se multiplicar.
No início como falamos o investimento é baixo, e com potencial a longo prazo.