Programa Desenrola Brasil já tem data para ser lançado

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) deu mais detalhes sobre a liberação do Desenrola Brasil

Uma das promessas de campanha do ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem data para sair do papel. Segundo informações do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o “Desenrola Brasil” deverá ser lançado no próximo mês de fevereiro, depois do recebimento do aval do Palácio do Planalto.

Ainda não há detalhes sobre o Desenrola Brasil. O Ministro Haddad disse que deverá entregar o esboço do projeto ao presidente Lula na próxima semana. De qualquer forma, o chefe da pasta econômica adiantou nesta terça-feira (31) que o projeto deverá ajudar os endividados do Brasil de alguma maneira.

Haddad deu esta declaração em São Paulo enquanto participava de um evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Boa parte das dívidas dos mais de 60 milhões de brasileiros endividados hoje envolvem justamente as instituições financeiras. A expectativa do Governo é de que o projeto agrade os banqueiros.

Mesmo sem dar mais detalhes, Haddad sinalizou que o “Desenrola Brasil” deverá ajudar não apenas pessoas físicas, mas também pequenas empresas que acumularam dívidas nos últimos anos. Ainda não há uma data para o início da liberação do projeto, embora a vontade do governo seja iniciar o processo ainda neste primeiro semestre.

Haddad disse ainda que o assunto está sendo discutido com banqueiros desde a segunda semana de janeiro. Contudo, ele se esquivou de dar detalhes mais apurados sobre o desenho final do programa. Segundo informações de bastidores, é provável que os últimos detalhes ainda não tenham sido acordados.

Consignado do Auxílio Brasil

Recentemente, membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome chegaram a dizer que os endividados com o consignado do Auxílio Brasil poderiam ser atendidos pelo Desenrola Brasil.

“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, afirmou o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT).

“Essas pessoas precisam de um auxílio não só para regularizar a vida, mas são importantes também como fator econômico. É essencial trazer essas pessoas de volta para a economia”, completou o ministro.

“Tão logo o projeto esteja pronto, certamente o presidente Lula vai lançar para o Brasil. E essa área relacionada ao Bolsa Família será tratada entre outros endividados do Brasil inteiro, das mais diferentes áreas”.

Antes do Desenrola

Dados mais recentes sobre endividamento no Brasil mostram que 78,9% das famílias brasileiras possuem dívidas, sejam elas em atraso ou não. A taxa foi medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Esta taxa é referente ao último mês de novembro de 2022, e apresenta um aumento em relação aos 75,6% registrados em novembro do ano imediatamente anterior. O endividamento das famílias brasileiras foi uma das principais pautas nas eleições do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.