Inteligência Artificial

Profissionais estimam que podem perder emprego para Inteligência Artificial

Uma pesquisa realizada pela MarketCross, agência global de Relações Públicas, detectou um alto uso de Inteligência Artificial (IA) entre profissionais de Comunicação e Marketing: 80% dos pesquisados já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial em seu trabalho. Isso reflete em outro dado mais preocupante para eles: 55% acreditam que podem perder o emprego para uma IA.  

A consulta sobre o uso da Inteligência Artificial no mundo da Comunicação e Marketing foi realizada durante o mês de agosto em diversos países do continente, abrangendo Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Peru, além do Reino Unido, e teve como objetivo saber como esta nova tecnologia está sendo implementada e quais são as projeções dos profissionais da área em relação ao seu desenvolvimento.

LEIA MAIS: Cinco profissões do futuro relacionadas à Inteligência Artificial

As opiniões sobre se a IA substituirá profissionais na indústria de comunicação e marketing estão divididas: 55% dizem que é possível, principalmente os cargos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico. No outro grupo, acreditam que esta tecnologia apenas redefinirá funções, deixando o automatizável para a IA. 

Segundo os profissionais entrevistados, o maior potencial da inteligência artificial na área do marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais. Ela aumenta eficiência e a produtividade, uma vez que a IA permite automatizar processos, liberando tempo para que os profissionais desenvolvam sua visão estratégica e criativa. 

Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem infinitas possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências. 

Como eles usam a IA

A ferramenta de IA mais utilizada pelos pesquisados é o ChatGPT, que se destaca das demais plataformas com 57%. Os outros 43% são distribuídos em diversos softwares: Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly, Tome, entre outros. 

Mais da metade dos profissionais entrevistados (53%) vê uma melhoria na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação ao utilizar IA. Os entrevistados explicam que a Inteligência Artificial permite economizar tempo na hora de gerar ideias, corroborar hipóteses e criar conteúdos. 

Além disso, graças à IA conseguiram otimizar campanhas com base nos públicos-alvo, obter sugestões de design e criação de imagens; pesquisar, coletar e analisar dados rapidamente e entender melhor o uso correto de outro idioma.  

A pesquisa aponta que, no caso do setor da comunicação, as possibilidades, os desafios e as incertezas deram um salto exponencial como resultado do desenvolvimento da IA. As organizações e os profissionais do setor que nem sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás, ainda segundo o estudo. 

A MarketCross acrescenta que os profissionais de comunicação precisam acompanhar de perto o desenvolvimento de novas ferramentas de IA e participar ativamente no debate em torno delas. As possibilidades que elas oferecem são praticamente infinitas e o caminho que o desenvolvimento tecnológico e a regulamentação legal tomarão ainda é incerto. 

IA: ameaça ou aliada

Recentemente, um estudo conduzido pela Universidade de Harvard e a plataforma de educação online edX revelou dados alarmantes: quase metade das habilidades profissionais atuais se tornarão obsoletas em apenas dois anos devido ao avanço da IA. 

A pesquisa, conduzida pela edX, uma plataforma de ensino online fundada por Harvard e MIT, aponta que 49% das competências da força de trabalho atual estarão obsoletas em um curto período de dois anos, devido aos avanços contínuos da inteligência artificial. 

Além disso, a pesquisa revela que cerca de 47% dos entrevistados acreditam que os profissionais não estão adequadamente preparados para enfrentar as mudanças que se aproximam no mercado de trabalho. 

A coexistência entre a IA e os seres humanos é inevitável. Desse modo, a adaptação e colaboração são essenciais para garantir um futuro profissional promissor e inovador. Sendo assim, é hora de nos prepararmos para as mudanças. 

Uma vez que muitas profissões podem ser modificadas por conta da Inteligência Artificial, outras tantas podem ser aprimoradas. De modo que o toque humano seja primordial para finalizar um processo elaborado artificialmente. Certamente, essa coexistência compulsória pode ser extremamente benéfica para muitos profissionais. No entanto, é necessário ser resiliente e acompanhar a evolução do mercado.