O concurso para professores do Distrito Federal, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), teve o resultado final homologado.
A lista com o nome dos candidatos aprovados pode ser consultada diretamente pelo site do Instituto Quadrix, banca responsável pela organização do certame.
Com o resultado final publicado e homologado, a validade do concurso, que é de dois anos, passa a valer. Dessa forma, o certame permanece válido até julho de 2025, podendo ser prorrogado mais uma vez pelo mesmo período, ou seja, ele poderá permanecer válido até 2027.
Nesse período, os candidatos aprovados serão convocados para assumir o cargo.
O concurso SEEDF foi suspenso pela justiça no dia 28 de março.
Segundo o Tribunal de Contas do Distrito Federal, o certame foi suspenso após candidatos aos cargos de Professor de filosofia e matemática alegarem irregularidades da banca na aplicação do ajuste proporcional, previsto no artº 59 da Lei nº 4.949/2012.
Para não ser eliminado no certame, de acordo com o edital, os candidatos deveriam obter pontuação mínima de 10 pontos nas questões de conhecimentos gerais.
Como apontou o processo do TCDF, o Instituto Quadrix anulou três questões do certame, o que deveria reduzir consequentemente o rendimento mínimo exigido, passando de 10 para 9,25 pontos. Contudo, a nova pontuação não foi utilizada pela banca.
A irregularidade atingiu não apenas os candidatos que recorreram do resultado final, mas todos os candidatos que prestaram as provas.
Com isso, o TCDF decidiu pela suspensão. O Instituto Quadrix, por sua vez, informou que os esclarecimentos já foram apresentados ao tribunal e que, no momento oportuno, novas informações serão passadas para os candidatos.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ofereceu por meio de processo seletivo, vagas para professores em cadastro reserva com o objetivo de complementar o banco reserva.
O edital simplificado é um complemento ao concurso realizado em 2022, quando foram oferecidas 4.252 vagas na área da educação para professores, gestores e pedagogos.
As oportunidades do processo seletivo estão distribuídas entre as seguintes disciplinas de nível superior:
O salário oferecido pela SEEDF para o cargo de professor é de R$ 4.228,56 mensais, para docentes da educação básica em jornada de 40 horas semanais e de R$ 2.214,20 para docentes da educação básica em jornada de 20 horas semanais.
Os profissionais ainda têm direito aos seguintes benefícios:
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisou comprovar escolaridade mínima exigida para o cargo, conforme consta em edital, além de ser maior de 18 anos, brasileiro e estar em dia com a justiça eleitoral e militar (no caso de candidatos do sexo masculino).
Os candidatos aprovados irão atuar em uma das seguintes CREs, escolhidas a critério do candidato no momento da inscrição:
Professor de Educação Básica
O processo seletivo SEEDF possui validade durante todo o ano letivo de 2023 e não pode ser prorrogado.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e obter maiores informações sobre o processo seletivo SEEDF 2023.