O livro “Sobrevivendo à Quarentena: distanciamento social x interação textual” é fruto do trabalho das professoras Joseléa Sabóia e Amanda Nagasaki, que atuam na rede estadual pela Diretoria de Ensino de São José dos Campos, em São Paulo.
São, ao todo, 42 textos reflexivos, em diversos gêneros literários, compartilhados por outros educadores de diversas disciplinas e profissionais ligados à área da Educação. O projeto também teve a coordenação das professoras Adriana Sousa e Josiane Sabóia.
A ideia da obra surgiu para possibilitar um encontro de histórias de pessoas que estão vivendo a pandemia de Covid-19. De acordo com a professora coordenadora do Núcleo Pedagógico Isis Cristiane Barbosa Rossi, a conversa entre os participantes foi realizada por meio de relatos literários, tais como poesias, fábulas e crônicas.
“O projeto vai possibilitar que as pessoas se reconheçam. Muitas delas se sentem frustradas por não poderem conviver com os colegas e acabam se sentindo incapazes. Nós estamos vivendo uma situação inusitada e todas essas vivências estão colocadas nesta publicação.
O livro também conta com textos de vários professores da rede estadual, do jornalista Carlos Abranches, do comediante de stand-up e youtuber Diogo Almeida (ambos lecionam ou já lecionaram), da escritora Sônia Gabriel, que leciona na EE Rui Rodrigues Doria, da educadora Fernanda Bonifácio que está concluindo seu mestrado e enfrentando a quarentena em Portugal e do universitário Denner Sampaio que, cursando o 6º ano de medicina (PUC-PR), já está na “trincheira” de um hospital para ajudar no combate à Covid-19.
O livro completo está disponível gratuitamente, no formato PDF. Acesse aqui.