Professor é ser humano que não larga o osso quando a maior paixão da vida é ensinar. Para não deixar seus alunos desanimados, a professora Alice Ferraz decorou o próprio carro com tema de festa junina, se fantasiou e dirigiu até a casa dos alunos para levar o caderninho de atividade. Ela ainda escreveu o nome dos baixinhos em bandeirolas, levou presentes e conseguiu aquecer o coração das famílias.
“Os pais disseram que eles estavam com saudade. Fiquei até uma hora da manhã preparando tudo e saí de casa por volta das 6h30, com o coração transbordando de saudade também. Precisava do carinho deles”, diz Alice sobre a entrega das atividades.
Aos 30 anos, Alice trabalha como pedagoga desde 2013 e diz que sempre gostou de ensinar. “Escolhi ser professora quando tinha cinco anos. Em 2014 cumpri minha promessa, levei meu diploma para minha primeira professora. É uma profissão gratificante”.
Alice trabalhou com educação especial e hoje leciona na Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, no Jardim Leblon. A unidade é voltada à educação do campo e atende alunos da zona rural de Campo Grande.
Nos primeiros meses, as aulas ainda eram presenciais e ela pôde conhecer cada um de seus 17 alunos, de 7 e 9 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental. Estar na sala de aula, ver os baixinhos nas carteiras, escrever na lousa as atividades e sentir o cheiro do giz fazem seu coração “bater mais forte e a sensação é de estar realizando o sonho da infância”, diz.
Com aulas à distância desde que a pandemia do coronavírus chegou à Capital, em março deste ano, Alice se dedica às aulas online. “Na minha sala coloquei um quadro branco, calendário e tento realizar a rotina que tínhamos na escola. A saudade está grande, eles estão em chácaras distantes da cidade”, comenta.
A decoração do carro para entrega dos kits foi simples, mas cheia de significados. “Forrei um TNT no capô do veículo, escrevi ‘Delivery de Atividade da Prof Alice’ e, ao redor, arrumei umas bandeirinhas com os nomes deles. Nos vidros, coloquei umas hashtag de “amo vocês e fiquem em casa”.
Antes de sair de casa, colocou no carro o caderno de atividades com as tarefas do bimestre. “Durante as aulas, tinha avisado que estava preparando uma surpresa e um sorteio com prêmios, para incentivá-los a participarem das aulas”, lembra.
Tudo foi preparado no último fim de semana e a professora elegeu o rei e a rainha da “festa junina”. “No total, viajamos 80 quilômetros, pois passamos nas chácaras onde eles moram. Faltou apenas dois alunos que não conseguimos encontrar”, conta.
Ao chegar nos locais, a alegria foi rever os alunos sorrindo de felicidade ao ver a “prô” na casa deles. “Juliana Soares é mãe da Beatriz, de 7 anos. Elas moram na região da Chácara das Mansões e foi uma das famílias que recebeu a visita surpresa de Alice. “Gostei de ver a professora e estava com muita saudade dela”, declara a aluna.
A mãe relata que Beatriz sempre gostou de ir à escola. “Ela gosta de estudar e estava com muita saudade da professora. Quando a viu, deu um abraço nela. Adorou a visita”, diz Juliana.
No dia, a ansiedade foi tanta que Beatriz usou o vestido de quadrilha e colocou a coroa de rainha da festa, para matar a saudade. O momento foi marcado por emoção entre Alice e os alunos, que não se viam há mais de três meses. Após a parada de entregas e fotos, a professora e a coordenadora retornaram com a missão cumprida. Fonte: Campo Grande News