Se você tem uma moeda de 1 real com uma estrela duplicada, saiba que poderá ganhar muito dinheiro com esse exemplar. Ao menos é isso o que apontam os catálogos numismáticos mais atualizados lançados no decorrer dos últimos meses.
Ao contrário do que muita gente imagina, você não precisa necessariamente ser um especialista na área da numismática para conseguir identificar uma moeda valiosa. No caso das peças de 1 real, por exemplo, essa duplicação nas estrelas pode ser vista a olho nu.
Assim, a principal dica nesse momento é analisar todas as moedas de 1 real que você tem em casa para saber se algumas delas contam com essa duplicação nas estrelas. Para ajudar no processo, você pode comparar todos esses exemplares para entender se algum deles possui essa diferenciação.
Note, no entanto, que essa característica da estrela duplicada só vai ser percebida na moeda de 1 real da segunda família. Estamos falando de peças que foram lançadas pelo Banco Central entre os anos de 1998 e 2024.
Para ajudar no processo de identificação desses exemplares, vamos listar abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1 real da segunda família, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
O Plano Real foi um programa econômico iniciado em 27 de fevereiro de 1994, implementado ainda no governo do ex-presidente Itamar Franco. Entre outros pontos, o plano incluía a criação de uma nova moeda para o Brasil: o real.
Segundo economistas, o Plano Real foi a mais ampla medida econômica da história do Brasil. O principal objetivo do projeto era a controle da hiperinflação que assolava o país já há algumas décadas. Vários economistas colaboraram com o projeto, incluindo o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que viraria presidente em seguida.
Hoje, economistas concordam que o Plano Real cumpriu o seu objetivo e controlou a inflação do país, além de aumentar o poder de compra da população. Do ponto de vista da numismática, o Plano rendeu uma série de moedas raras, que seguem em circulação até hoje.
Caso você encontre uma moeda de 1 real com a duplicação nas estrelas, saiba que poderá vender o item por R$ 20 cada um.
Como dito, esse é um tipo de erro catalogado em apenas algumas peças de alguns anos específicos. Na imagem abaixo, essas indicações se tornarão mais claras.
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.