A procrastinação no começo da semana pode ser uma verdadeira “pedra no sapato” de muita gente.
Isso porque a procrastinação logo no início da rotina de trabalho pode ocasionar um acúmulo de tarefas para os dias seguintes, além de atrapalhar as entregas e, em alguns casos, ocasionar atrasos.
Porém, como é possível lidar com isso tudo? O que fazer nesses casos?
Acompanhe este texto e analise algumas alternativas conosco.
Quando a procrastinação está vinculada a alguma questão de saúde mental, o ideal é procurar um psicólogo para verificar os motivos pelos quais o indivíduo tem essa dificuldade de cumprir com suas tarefas.
Porém, quando não há relação com algo mais profundo, algumas organizações e mudanças na rotina podem começar a surtir efeito. Veja algumas delas:
Às vezes, a procrastinação no começo da semana está mais associada com a falta de uma lista de tarefas do que com a “preguiça” ou com qualquer outra justificativa para os atrasos.
Isso porque o indivíduo, que tem tudo apenas listado na mente, pode acreditar que tem todas as tarefas sob controle, quando na verdade não é bem assim.
Dessa forma, o ideal é listar tudo o que deve ser feito, para assim dividir, ao longo dos dias, todas as demandas.
Saber priorizar as atividades também evita que você aja de maneira aleatória ao longo do dia.
Afinal, essa aleatoriedade pode “roubar a sua energia”, uma vez que você a coloca em atividades pouco importantes.
Mais tarde, quando precisar concluir uma prioridade, o cansaço já estará instaurado e a procrastinação no começo da semana poderá aparecer.
Excesso de atividades nunca será sinônimo de produtividade. Além do mais, esse excesso pode ser um dos motivos pelos quais a procrastinação no começo da semana está aparecendo.
É tanto cansaço físico e mental, que o desejo de iniciar as demandas é quase nulo. Vigie esse ponto.
Cada dia faz a diferença na nossa vida. E cada dia faz TODA a diferença naquele projeto que estamos desenvolvendo.
Não importa se são apenas 10 minutos que você tem para executar aquela atividade hoje.
Acredite, esses minutos farão diferença mais tarde. Afinal, você terá feito um pouco cada dia, ao invés de precisar de horas a fio, na sexta-feira, para resolver isso.
Analise, com cuidado, quais são as suas maiores distrações. Às vezes, a procrastinação no começo da semana está associada aos pequenos equívocos que cometemos ao longo do dia: abrir uma rede social, rolar um feed, conversar em um momento inoportuno, etc.
Portanto, verifique quais são esses momentos de maiores distrações e tente separar um horário do dia para eles.
Isto é, se você percebe que as redes sociais consomem o seu tempo, então separe um momento do dia (à noite, como lazer, por exemplo) para visitar as redes à vontade.
Desse modo, esse tempo não será mais “roubado” da sua rotina no início da semana. 😉