Nos últimos dias, beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600 afirmam ter encontrado dificuldade para utilizar o PicPay. O aplicativo era utilizado para fazer o saque do auxílio. De acordo com a Folha de S. Paulo, o Procon notificou o PicPay sobre o caso.
Se o problema continuar, o órgão de defesa do consumidor estuda entrar com ação punitiva contra a empresa. “O saque emergencial, operação extremamente sensível, deveria apresentar agilidade e eficiência para disponibilidade dos valores liberados, para uso neste período de pandemia. Entretanto, o meio de pagamento PicPay ainda está em fase de implantação de procedimentos para correção das falhas e problemas apresentados”, afirmou o Procon-SP em nota para a Folha de S. Paulo.
O Procon alega ainda que a PicPay já havia sido notificada em junho, mas a resposta não foi satisfatória. Por isso, o Procon estuda entrar com novas medidas.
Já o PicPay afirmou que acolhe e orienta os seus clientes. A empresa afirma também que nos casos em que há débito indevido no cartão, o cidadão deve pedir o estorno para a Caixa Econômica Federal. O PicPay afirma que o problema é no sistema da Caixa e que o banco que deve implementar soluções.
Usuários do PicPay afirmam que tiveram dificuldade para sacar o auxílio de R$ 600, que é transferido da Caixa para a empresa. Há quem relate que o dinheiro “sumiu” e também, em outros casos, o dinheiro fica “congelado”, sem possibilidade de ser movimentado.