No Estado da Bahia, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) faz saber ao interessados a divulgação de novo edital de processo seletivo (Processo seletivo SECULT 2018) que tem por objetivo preencher 50 vagas em cargos de níveis médio, técnico e superior. As inscrições poderão ser feitas até as 20 horas desta sexta-feira, 15 de junho.
Do quantitativo total de vagas, 12 serão para candidatos negros e 02 para portadores de necessidades especias. As vagas são destinadas para cargos de Técnico em Eletricidade (1), Administrador (4), Recursos Humanos (2), Técnico de Nível Superior nas áreas Jurídica (8), Economista (3), Jornalista (2), Publicitário (2), Designer Gráfico (1), Organização da Cultura (17), Técnico em Edificações (1) e Orçamento e Finanças (9). As remunerações oferecidas oscilam entre R$ 1.569,17 e R$ 2.729,78
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 11 de junho (a partir das 06 horas) e 15 de junho (até às 20 horas) de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora (selecao.ba.gov.br). Não haverá taxa de inscrição.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia contará com apenas analise curricular (caráter classificatório e eliminatório), a ser realizada entre 11 a 19 de junho pela comissão examinadora. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Estado da Bahia, a partir do dia 27 de junho.
EDIFICAÇÕES – Técnico de Nível Médio
Realizar levantamentos topográficos e planialtimétricos; desenvolver projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejar a execução, orçar e providenciar suprimentos e supervisionar a execução de obras e serviços e outras atividades correlatas.
ELETRICIDADE – Técnico de Nível Médio
Instalar fiação, montar quadros de distribuição, caixa de fusíveis, tomadas e interrupções, obedecendo aos dados do projeto, plantas e/ou esquemas. Executar instalações elétricas. Testar as instalações elétricas e circuitos de instalações elétricas, utilizando equipamentos e bancadas apropriadas. Reparar ou substituir unidades defeituosas, utilizando ferramentas manuais, soldas e materiais isolantes, de modo a se manter as instalações elétricas em perfeito estado de funcionamento. Ler e interpretar os desenhos e esquemas de circuitos elétricos. Instalar e dar manutenção em aparelhos e equipamentos elétricos, inspecionar periodicamente as instalações elétricas,efetuando manutenção preventiva e corretiva das mesmas. E outras atividades correlatas.
ADMINISTRATIVA – Técnico de Nível Superior – Administração
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional. Prestar consultoria administrativa a organizações e pessoas.
ECONOMIA – Técnico de Nível Superior – Economia
Analisar ambiente econômico, elaborar e executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica, entre outros), participar do planejamento estratégico e de curto prazo, gerir programação econômico-financeira, atuar na mediação e arbitragem, realizar perícias, analisar os dados econômicos e estatísticos coletados por diversas fontes e diferentes níveis, interpretando seu significado e os fenômenos neles retratados para decidir sua utilização nas soluções de problemas ou políticas a serem adotados, fazer previsões de alterações de procura de bens e serviços, preços, taxas, juros, situação de mercado de trabalho e outros de interesse econômico, servindo-se de pesquisas, análises e dados estatísticos para aconselhar ou propor políticas econômicas adequadas à natureza da Instituição às mencionadas situações, elaborar planos baseando-se nos estudos e análises efetuados e em informes coletados sobre os aspectos conjunturais e estruturais da economia, utilizar recursos de informática, executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
JORNALISMO – Técnico de Nível Superior – Jornalismo
Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar, diagramar, organizar e revisar informações e noticias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Apresentação de relatórios semestrais das atividades para análise. Executar outras atividades correlatas.
PUBLICIDADE – Técnico de Nível Superior – Publicidade
Dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades, como roteiros de áudio, vídeo, peças gráficas, entre outros, utilizando a criatividade como instrumento para a busca de soluções de problemas de comunicação. Assessorar a Secretaria, levantando demandas de comunicação e informação, elaborando o material solicitado, visando otimizar as ações e informações relativas à comunicação publicitária. Realizar outras atribuições compatíveis com sua formação profissional. Executar outras atividades correlatas.
DESIGN GRÁFICO – Técnico de Nível Superior – Design Gráfico
Descrição resumida: Criar, desenvolver e executar projetos e sistemas que agreguem textos e imagens em meios impressos e eletrônicos; Conceber novos produtos de acordo com as necessidades da Instituição e customizar os já existentes, adequando-as às transformações tecnológicas e sociais; Realizar a construção e o desenvolvimento de identidades visuais, marcas, logotipos e embalagens; Elaborar sistemas de sinalização de espaços diversos; Desenvolver o layout/visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outros; Criar logotipos e papelaria para empresas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura.
Técnico de Nível Superior – Direito
Descrição resumida: Planejar e executar as atividades relativas à contabilidade pública, apurando os resultados necessários ao controle da situação orçamentária, financeira e patrimonial. Organizar e dirigir os trabalhos inerentes à contabilidade, orientando e participando da execução dos mesmos; planejar o sistema de registro e operações contábeis atendendo às necessidades administrativas e às exigências legais. Inspecionar regularmente a escrituração contábil. Controlar e participar dos trabalhos de análise e conciliação das contas. Proceder ou orientar a classificação e avaliação das despesas.
ORGANIZAÇÃO DA CULTURA – Técnico de Nível Superior – Historiador / Sociólogo
Promover estudos e pesquisas de problemas de ordem social, medindo os reflexos e seus efeitos em determinada sociedade e formulando recomendações para a sua solução; propor medidas que visem à promoção de difusão da cultura popular.
ORGANIZAÇÃO DA CULTURA – Técnico de Nível Superior – Comunicação com Habilitação em Produção Cultural
Assessorar a direção na formulação de políticas culturais, em projetos propostos, inclusive por outros órgãos e equipes de trabalho, emitindo pareceres, elaborando relatórios e prestando informações. Promover estudos e pesquisas de problemas de ordem social, medindo os reflexos e seus efeitos em determinada sociedade e formulando recomendações para a sua solução; propor medidas que visem à promoção de difusão da cultura popular.
Técnico de Nível Superior – ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS
Analisar estratégias institucionais; elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal; dominar técnicas de gerenciamento de pessoas.