A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro vai divulgar um novo edital de processo seletivo (Processo seletivo SEAP RJ) para preenchimento de 93 vagas em cargos administrativos e da área da saúde. A seleção, autorizada desde o dia 05 de outubro de 2018, definiu a banca organizadora.
De acordo com o setor de compras da pasta no último dia 24 de abril, o Instituto Consulplan foi a instituição que apresentou o melhor preço para organizar a seleção. As informações foram passadas ao site Folha Dirigida.
Agora, o próximo passo vai ser a assinatura de contrato entre a Seap-RJ e o Instituto Consulplan.
Para área administrativa, as oportunidades serão destinadas aos cargos de Engenheiro Civil (01 vaga), Engenheiro Eletricista (01 vaga), Contador (02 vagas) e Arquiteto (01 vaga). Para área da saúde, as oportunidades são destinadas aos cargos de Assistente Social (37), Psicólogo (20), Psiquiatra (09), Médico Clínico (08), Nutricionista (02), Farmacêutico (02) e Enfermeiro (10). A taxa de inscrição custará R$85,00.
Além das vagas imediatas, a seleção deverá contar com vagas em cadastro reserva, para contratação conforme necessidade. As vagas do certame serão destinadas as regiões Sul Fluminense, Metropolitana e Norte/Noroeste. Os contratos serão assinados por dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.
Os salários oferecidos devem chegar a R$3mil. Além disso, os profissionais deverão contar com licença maternidade/paternidade, férias (inclusive proporcionais), 13º salário (inclusive proporcional), adicional de periculosidade (desde que preencha os requisitos legais) e adicional de insalubridade (desde que preencha os requisitos legais). Veja a jornada de trabalho dos profissionais:
40 horas semanais: engenheiro, contador e arquiteto;
24 horas semanais: assistente social, psicólogo, psiquiatra, médico clínico, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro.
O certame será composto por avaliação de títulos, sob responsabilidade da Fundação CEPERJ, exame de sanidade física e mental, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional, entrevista, e investigação do comportamento social, que correrá sob a responsabilidade da Secretaria de Administração Penitenciária.
A Secretaria de Administração Penitenciária foi criada através do Decreto nº 32.621, de 1º de janeiro de 2003, com o objetivo de dar um tratamento individualizado e específico ao Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro.
A Seap possui em sua estrutura quatro Subsecretarias Adjuntas: Gestão Operacional, Infraestrutura, Gestão Estratégica e Tratamento Penitenciário, além de uma Subsecretaria Geral de Administração Penitenciária. Tem ainda cinco Coordenações de Unidades Prisionais: Gericinó, Grande Rio, Grande Niterói, Norte/Noroeste e das Unidades Prisionais Femininas e Cidadania LGBT. O objetivo é dar assistência mais personalizada as direções dos presídios.
São órgãos da Seap: Fundação Santa Cabrini (FSC), o Conselho Penitenciário (CONPE) e o Fundo Especial Penitenciário (Fuesp). A Secretaria possui uma Ouvidoria e Corregedoria própria. A manutenção de uma Secretaria voltada apenas para o Sistema Penitenciário é uma grande conquista, um verdadeiro reconhecimento das melhorias que foram implantadas desde sua criação.