Em Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Nova Lima encerra inscrições nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2020. O processo seletivo simplificado visa o preenchimento de 38 vagas em cargos de nível médio para atuação na Secretaria Municipal de Saúde.
As vagas destinadas são para os cargos de Agente de Combate às Endemias (20 vagas) e Agente Comunitário de Saúde (18 vagas). O salário oferecido será no valor de R$ 1.652,14, por carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 20 de julho a 28 de agosto de 2020, no endereço eletrônico oficial do Instituto de Desenvolvimento Social, Empresarial e de Administração Pública (IDEAP). O valor da inscrição está fixado em R$ 45,00.
O concurso consistirá com as seguintes etapas:
As avaliações serão realizadas no dia 27 de setembro de 2020. A seleção é válido por 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.
AGENTE COMUNTÁRIO DE SAÚDE (ACS)
I – Realizar diagnóstico demográfico, social, cultural, ambiental, epidemiológico e sanitário do território em que atuam, contribuindo para o processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe; II – Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos, em especial aqueles mais prevalentes no território, e de vigilância em saúde, por meio de visitas domiciliares regulares e de ações educativas individuais e coletivas, na UBS, no domicílio e outros espaços da comunidade, incluindo a investigação epidemiológica de casos suspeitos de doenças e agravos junto a outros profissionais da equipe quando necessário; III – Realizar visitas domiciliares com periodicidade estabelecida no planejamento da equipe e conforme as necessidades de saúde da população, para o monitoramento da situação das famílias e indivíduos do território, com especial atenção às pessoas com agravos e condições que necessitem de maior número de visitas domiciliares; entre outros.
AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS (ACE)
I – Desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde; II – Realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica; III – Identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência; IV – Divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas; V – Realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças; VI – Cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doenças; entre outros.