No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal de Lages divulgou a abertura de novo edital (nº 02/2018) de processo seletivo simplificado (Processo seletivo de Lages SC 2018) para preenchimento de 58 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio, técnico e superior) na Secretaria Municipal.
As oportunidades são para cargos de Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Reumatologista, Médico Regulador, Médico Plantonista, Médico Dermatologista, Médico do Trabalho, Médico Gastroenterologista, Médico Infectologista, Médico Programas da Saúde, Médico Programas da Saúde Mental, Médico Neurologista, Médico Programas da Saúde do Trabalhador, Médico Pediatra Plantonista, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Auxiliar de Enfermagem, Fisioterapeuta, Médico Auditor, Médico Cardiologista, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Agente Comunitário de Saúde e Cuidador Social Feminino. As remunerações oferecidas oscilam entre R$ 1.077,95 e R$ 13.908,93, por 20 e 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de até o dia 03 de setembro de 2018, na Biblioteca Publica Municipal, localizada no Parque Jonas Ramos, s/n, Centro, Lages/SC, no horário das 13 horas às 17h30min. Não haverá taxa de inscrição.
O processo seletivo de Lages SC consistirá com provas de títulos, currículos e experiência, mais entrevista para o cargo de Cuidador Social Feminino. O resultado preliminar será divulgado no dia 14 de setembro, no site da banca organizadora. O concurso público é válido por 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Descrição resumida: O exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e a supervisão do Gestor da Unidade Básica de Saúde; A utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; A promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva.
AUXILIAR DE ENFERMAGEM
Descrição resumida: Recepcionar e identificar e prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; auxiliar o enfermeiro nas atividades técnicas de enfermagem, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental; organizar o ambiente de trabalho, dar continuidade aos plantões, trabalhar em conformidade com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança.
CUIDADOR SOCIAL (FEMININO)
Executar tarefas de atendimento a menores de idade atuando em processos de socialização e de capacitação profissional visando sua reinserção social. Controlar e orientar o desenvolvimento de tarefas ocupacionais; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.
ASSISTENTE SOCIAL DE PROGRAMAS DA SAÚDE
Descrição resumida: Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias e comunidade e instituições sobre direitos e deveres, serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional; desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.
EDUCADOR FÍSICO DE PROGRAMAS DA SAÚDE
Descrição resumida: Desenvolver atividades físicas e práticas corporais junto à comunidade; Veicular informações que visam à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado; Incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio da atividade física regular, do esporte e lazer, das práticas corporais; Proporcionar Educação Permanente em Atividade Física/ Práticas Corporais, nutrição e saúde juntamente com as ESF, sob a forma de co-participação, acompanhamento supervisionado, discussão de caso e demais metodologias da aprendizagem em serviço, dentro de um processo de Educação Permanente.
ENFERMEIRO
Prestar assistência ao paciente em hospitais, ambulatórios e postos de saúde, realizando consultas e procedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenar e auditar serviços de enfermagem; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade; exercer fiscalização na área de vigilância sanitária em estabelecimentos comerciais e industriais; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade associadas à sua especialidade e ambiente funcional.
FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO
Preparar e fornecer medicamentos de acordo com as prescrições médicas; Preparar produtos farmacêuticos; Participar elaboração, coordenação e implementação de políticas de medicamentos; Exercer fiscalização na área da vigilância sanitária em estabelecimentos comerciais e industriais; orientar sobre o uso de produtos; executar outras tarefas da mesma natureza e nível de complexidade, associados a sua especialidade e ambiente funcional.
FISIOTERAPEUTA DE PROGRAMAS DA SAÚDE
Descrição resumida: Atuar na prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; efetuar avaliação e diagnóstico fisioterápicos; orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.
MÉDICO (VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA IST/HIVA/AIDS)
Realizar o atendimento ao paciente; emitir atestados e laudos; realizar encaminhamentos; articular recursos intersetoriais disponíveis para diminuição dos agravos à saúde dos pacientes; compor junta médica; executar outras tarefas da mesma natureza e nível complexidade associados a sua especialidade e ambiente funcional.
MÉDICO DO TRABALHO (SASS)
Descrição resumida: Examinar, emitir e homologar atestados de saúde ocupacional: admissional, periódicos, retorno ao trabalho, reabilitação funcional e demissional; avaliar os acidentes de trabalho; investigar o nexo causal em caso de doenças ocupacionais; emitir e homologar atestados para tratamento de saúde a partir do 2º dia, para todos os servidores públicos municipais ocupantes de cargo efetivo, em comissão e temporários; encaminhar os servidores temporários e comissionados ao Instituto Nacional de Previdência Social – INSS após o 15º dia de licença saúde; conduzir o processo de reabilitação ocupacional previsto em Lei Municipal.
MÉDICO EM PROGRAMAS DA SAÚDE
Descrição resumida: Realizar consultas individuais, atendimentos em grupos com pacientes e familiares; prescrever e acompanhar o tratamento médico especializado, bem como suspendê-lo quando necessário; determinar intervenções para usuários dos serviços de Saúde Mental; participar no planejamento e organização de atividades reabilitacionais e de integração dos usuários; orientar as famílias quanto à conduta e quanto ao tratamento médico, buscando garantir a adesão ao Programa de Saúde Mental.
MÉDICO EM PROGRAMAS DA SAÚDE MENTAL
Realizar consultas individuais, atendimentos em grupos com pacientes e familiares; diagnosticar e tratar distúrbios psíquicos e de dependência química, empregando produtos farmacológicos e terapias especializadas; bem como suspendê-lo quando necessário; determinar intervenções para usuários dos serviços de Saúde Mental (Dependência Química); participar no planejamento e organização de atividades reabilitacionais e de integração dos usuários; orientar as famílias quanto à conduta e quanto ao tratamento médico, buscando garantir a adesão ao Programa.
MÉDICO EM PROGRAMAS DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica; Realizar capacitações na saúde do trabalhador; Identificar e notificar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; Realizar visitas domiciliares e hospitalares; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.
MÉDICO AUDITOR/REGULADOR
Realizar atendimento ao paciente, emitir atestados e laudos; realizar encaminhamentos; articular recursos intersetoriais disponíveis para diminuição dos agravos à saúde dos pacientes; compor junta médica; executar outras tarefas da mesma natureza e nível complexidade associados a sua especialidade e ambiente funcional.
MÉDICO PLATONISTA
Realizar o atendimento ao paciente; emitir atestados e laudos; realizar encaminhamentos; articular recursos intersetoriais disponíveis para diminuição dos agravos à saúde dos pacientes; compor junta médica; executar outras tarefas da mesma natureza e nível complexidade associados a sua especialidade e ambiente funcional.
MÉDICO ESPECIALISTA
Prestar assistência médica no âmbito municipal, nas diversas áreas de saúde, visando preservar ou recuperar a saúde individual e coletiva; realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local; garantir a integridade da atenção por meio de realizações de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas.
NUTRICIONISTA EM PROGRAMAS DA SAÚDE
Descrição resumida: Prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejar, organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição; efetuar controle higiênico-sanitário; participar de programas de educação nutricional; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional. Conhecer e estimular a produção e o consumo dos alimentos saudáveis produzidos regionalmente; Promover a articulação intersetorial para viabilizar o cultivo de hortas e pomares comunitários.
TERAPEUTA OCUPACIONAL EM PROGRAMAS DA SAÚDE P/ CAPS
Descrição resumida: Atuar na prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas utilizando protocolos e procedimentos específicos de terapia ocupacional; efetuar avaliação e diagnóstico específicos; orientar pacientes, familiares, cuidadores e responsáveis; desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional. Fazer avaliações próprias para indicação de terapia ocupacional.