O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Groso (IFMT) encerra inscrições neste domingo, 21 de junho de 2020. O edital (nº 56/2020) de processo seletivo simplificado visa o preenchimento de 03 vagas de nível superior para Profissionais Técnicos Especializados em Linguagens de Sinais.
As oportunidades são para lotação nos campi de Campo Novo do Parecis (2 vagas) e Barra do Garças (1 vaga). Os salários oferecidos chegam até R$ 4.638,66, mais R$ 458,00 de auxílio-alimentação, por carga horária de 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até o dia 21 de junho de 2020, no endereço eletrônico oficial da banca organizadora IFMT. O sorteio do horário da Prova de Desempenho em LIBRAS acontecerá no dia 22 de junho de 2020.
A seleção é válido por 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período.
AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
3.3.1 A avaliação online da capacidade do candidato em atuar na área de interpretação de Libras/Português e Português/Libras consistirá em uma avaliação prática perante profissionais habilitados na área designados previamente pelo campus, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade de tradução e interpretação de LIBRAS para Língua Portuguesa e vice-versa.
3.3.2 A avaliação será de caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 pontos e será o resultado da média aritmética dos pontos atribuídos pelos avaliadores.
ATRIBUIÇÕES:
São atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências:
I – efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;
II – interpretar, em Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas, culturais e científicas desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;
III – atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;
IV – atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas;
V – prestar seus serviços em depoimentos sempre que houver necessidade legal