No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Tenente Portela divulgou a abertura de edital de processo seletivo (Processo seletivo de Tenente Portela RS 2018) para preenchimento de 05 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde. Haverá ainda, conforme o documento publicado, formação de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade do município. Do quantitativo total de vagas, 10% serão reservadas aos portadores de necessidades especiais.
De acordo com o edital, a função exige nível médio completo, idade mínima de 18 anos e o candidato deve morar próximo ao local de atuação. A remuneração oferecida pela Prefeitura Municipal será de R$ 1.014,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever até o dia 07 de junho de 2018, no endereço eletrônico da organizadora (www.santoangelo.uri.br/extensao). O valor da inscrição está fixado em R$ 106,00.
O processo seletivo de Tenente Portela RS contará com provas objetivas (para todos) com 30 questões distribuídas entre as disciplinas de matemática, conhecimentos específicos e atribuições do cargo, legislação e língua portuguesa. As avaliações serão aplicadas no dia 1º de julho, a partir das 14 horas, na Escola Municipal Ayrton Senna, localizada na Avenida Santa Rosa, Nº 416.
Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 03 de julho, a partir das 16 horas. A validade da seleção será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, a critério da administração municipal de Tenente Portela RS.
Sintéticas: Desenvolver e executar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do Gestor Municipal.
Genéricas: Utilizar instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade de sua atuação; promover e executar ações de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para fins de controle das ações de saúde, nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas-públicas como estratégia da conquista de qualidade de vida à família; realizar visitas domiciliares periódicas para o monitoramento de situações de risco à família; participar ou promover ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas públicas que promovam a qualidade de vida; desenvolver outras atividades pertinentes à função do Agente Comunitário de Saúde.