O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) já divulgou o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Processo Seletivo 2024.
Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício já podem conferir o resultado no site do IFMA. Os candidatos com resultado “isenção confirmada” estão inscritos na seleção.
Aqueles cujos resultados sejam “isenção negada” deverão realizar o pagamento da taxa para efetivar a inscrição, não sendo necessário realizar um novo cadastro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30,00 (trinta reais).
De acordo com o edital do Processo Seletivo 2024, puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos que são membros de famílias de baixa renda e que estão inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O período de inscrição para o Processo Seletivo 2024 do IFMA já está aberto. Conforme o cronograma, o Instituto receberá as inscrições até as 23h59 do dia 9 de outubro (horário de Brasília).
Os interessados deverão se inscrever on-line, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, disponível nos sites Estude no IFMA e FUNETEC.
Além de informar todos os dados pessoais e escolares solicitados no formulário, os candidatos deverão informar uma opção de curso técnico e o campus para o qual deseja se inscrever. É também durante a inscrição que o estudante deve informar se deseja concorrer às vagas reservadas ou participar da seleção em ampla concorrência.
Para efetivar a inscrição, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de outubro.
A classificação dos candidatos inscritos será estabelecida a partir do desempenho obtido em provas aplicadas pelo IFMA. As provas serão compostas tendo como base dois componentes curriculares do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática. Serão 30 questões objetivas ao todo.
De acordo com o cronograma, o Instituto aplicará as provas para todos os candidatos no dia 19 de novembro de 2023. O IFMA iniciará a aplicação às 13h30 (horário local).
A divulgação dos locais de prova está prevista para o dia 6 de novembro. Haverá locais de prova nos municípios para os quais há oferta de vagas.
Portanto, a aplicação acontecerá em Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.
Os candidatos deverão chegar aos locais de prova com pelo menos meia hora de antecedência, ou seja, até às 13h. Para ter acesso aos locais de prova é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, além de levar caneta esferográfica fabricada em material transparente.
De acordo com o Manual do Candidato, o IFMA está ofertando 5.610 vagas para ingresso em cursos técnicos de diversas áreas. As oportunidades estão distribuídas entre os 29 campi do IFMA.
Haverá reserva de parte das vagas para egressos de escolas da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há percentual de vagas exclusivo para pessoas negras, para indígenas e PcD.
A divulgação do resultado final do Processo Seletivo 2024 está prevista para o dia 22 de dezembro. Nessa data, além da lista de aprovados em 1ª chamada, o IFMA divulgará orientações para o registro acadêmico. O período de matrícula para os convocados em 1ª chamada será entre os dias 2 e 12 de janeiro de 2024.
Para mais informações, acesse o edital na íntegra.
Leia também Unioeste abre período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.