O processo de recrutamento e seleção é fundamental dentro de uma empresa. Haja vista deve ser feito de forma assertiva para que a empresa alcance resultados assertivos e dinâmicos.
Sendo assim, é importante para a empresa que otimize seus processos de forma que gere valor de mercado e acompanhe cada etapa da gestão.
Por isso, o processo deve ser dividido por etapas que devem ser direcionadas para as necessidades do negócio.
Assim sendo, as etapas que compõem o processo de recrutamento e seleção são: Atração de candidatos, triagem dos currículos, testes, entrevistas, dinâmicas, avaliação, dentre outras etapas pertinentes ao processo.
Cada empresa deve estruturar o processo de recrutamento e seleção de acordo com a sua necessidade, cultura e porte. Haja vista que empresas maiores precisam de uma estrutura maior para atender a demanda das áreas referente a contratações.
Entretanto, é cabível que a empresa viabilize as etapas de forma de que os testes e dinâmicas aplicados sejam direcionados às necessidades da rotina da empresa. Além disso, o perfil do candidato deve corroborar a cultura existente, bem como suas habilidades e competências.
Por isso, o processo de recrutamento e seleção é relevante no resultado da empresa, bem como na diminuição da rotatividade. Uma vez que o alinhamento de perfil do candidato pode ajudar a empresa a tornar o ambiente mais colaborativo e produtivo.