Empreendedorismo

Processo de Vendas – Mensuração e Escalabilidade

O processo de vendas de uma empresa deve ser ensinável, mensurável e escalável. Veja mais detalhes!

Processo de vendas – Ensinável, mensurável e escalável

Para que a empresa possa aumentar as suas vendas é fundamental que faça um planejamento estratégico que ampare essa objetividade, todavia, muitas vezes, essa necessidade precisa ser vista como um fator holístico.

Por isso, as vendas em uma empresa é amparada por um processo que deve ser acompanhado e otimizado de forma de estratégica.

O processo de vendas se refere às atividades envolvidas em uma empresa e pode seguir as seguintes características, como, por exemplo, o processo deve ser ensinável, mensurável e escalável.

Ou seja, o processo de vendas de uma empresa deve ser fácil de repassar aos envolvidos, bem como deve ser escalável de uma forma que a empresa suporte o crescimento do aumento do seu volume de vendas e mensurável, visto que a empresa deve trabalhar com indicadores e métricas que acompanhem essa necessidade.

Indicadores diversos e previsibilidade de vendas

Além disso, é muito importante que a empresa também faça uso dos indicadores para elaborar suas metas de forma estratégica.

Sendo assim, em algumas empresas o processo de vendas inclui a previsibilidade, que se refere a ter uma expectativa sobre os próximos períodos.

Todavia, em muitas empresas há essa obrigatoriedade de trabalhar com previsibilidade, visto que muitos fatores externos não controlados alteram a previsibilidade das vendas.

No entanto, é inerente a um planejamento estratégico esse tipo de análise. Sendo assim, ao elaborar o processo de vendas é importante que considere tanto fatores externos. Bem como, tenha adaptabilidade para alterar metas conforme o processo ocorre. Dessa forma, a empresa pode aumentar as suas vendas e acompanhar estrategicamente suas metas de vendas, otimizando o seu processo.