A implementação de um projeto ocorre na empresa após um processo anterior de identificação das necessidades da empresa. Sendo assim, para que a empresa implemente um projeto é necessário que haja um histórico dessa necessidade.
Sendo assim, os projetos devem ser viabilizados através dos processos inerentes à implantação, tais como:
No entanto, esse processo de implantação de projetos pode ser variável, de acordo com o tamanho da empresa e do projeto a ser executado. Além do tamanho da equipe que realizar essa implantação na empresa.
Por exemplo, em uma equipe pequena pode ser que as fases do projeto sejam mais curtas para que possa viabilizar recursos.
Todavia, todos os projetos de uma empresa, seja uma implementação ou uma implantação precisam de acompanhamentos. Visto que em caso de atrasos ou situações externas que atrapalhem as entregas, a empresa precisa atuar para que garanta a melhoria de forma assertiva e direcionada.
Em pequenas empresas a implementação de uma melhoria, como um software de gestão, por exemplo, impacta diretamente na operação. Por isso, as fases do projeto devem considerar as necessidades da empresa quanto às entregas, bem como a velocidade do fluxo de informações.
No caso de um sistema, pode ser que ele precise de informações que alimentem o projeto. Sendo assim, a entrega pode levar mais tempo por conta dos períodos de interrupção das informações, visto que as equipes precisam interromper a rotina para repassar os dados ao projeto.
Neste caso, talvez seja mais viável a empresa optar pela estratégia de um sistema que importe os dados de forma automática. Mesmo que seja mais caro, a entrega mais ágil já vale o custo-benefício. Portanto, tudo o que tange a um projeto precisa de análise do início ao final.